ESP/CE deve capacitar mil profissionais de saúde em curso básico em ventilação mecânica

28 de abril de 2020 - 11:04 # # #

Jackson de Moura - Texto
Júlio Lopes - Arte gráfica

A Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE) lança esta semana o Curso Básico em Ventilação Mecânica para profissionais de saúde que atuam no atendimento a casos de Covid-19 na rede pública do Estado. Ofertada na modalidade de ensino a distância, a formação deve capacitar cerca de mil profissionais e conta com o suporte da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap).

O curso tem carga horária de 16 horas-aula, com cronograma previsto para ser executado em 15 dias. A primeira turma teve início na segunda-feira, 27, e capacitará cerca de 500 profissionais, entre médicos, enfermeiros e fisioterapeutas. As aulas são divididas em três módulos, que abordam o processo de ventilação mecânica e a retirada do suporte ventilatório quando ocorre a evolução do quadro de saúde do paciente.

O principal objetivo do curso é capacitar os profissionais para a realização da ventilação mecânica durante a pandemia de Covid-19. “Essa é uma competência fundamental neste momento, já que o paciente pode evoluir para uma síndrome respiratória aguda e precisa de um suporte respiratório, que é essencial para salvar vidas”, explica Batista Tomaz, supervisor do Centro de Desenvolvimento Educacional em Saúde da ESP/CE.

Vinte tutores e uma equipe de supervisores de apoio especializada em pneumologia e medicina intensiva auxiliam a primeira turma do curso. A formação tem coordenação geral do superintendente da Escola, Marcelo Alcântara e coordenação educacional de Batista Tomaz.

Inscrições

A segunda turma do Curso Básico de Ventilação Mecânica deve ter início ainda na primeira quinzena de maio. As inscrições ocorrem por intermédio dos coordenadores das equipes de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). Para mais informações, os gestores devem entrar em contato pelo e-mail treinamentoespcovid19@gmail.com.

Ventilação mecânica

A ventilação mecânica (VM) é um recurso de suporte respiratório, invasivo ou não, utilizado em Unidades de Terapia Intensiva, emergências, clínicas e domicílio para pacientes que são incapazes de realizar a atividade respiratória ou manter as trocas gasosas em níveis normais. O ventilador mecânico tem por finalidade ventilar, umidificar e oxigenar o sistema respiratório, chegando o mais próximo possível da respiração espontânea normal.