Higienização de compras é fundamental para evitar transmissão da doença

4 de maio de 2020 - 11:53 # # #

Filipe Dutra - Ascom Sesa Texto Francisco Oliveira/ Jeorge Farias Artes Gráficas

Atitudes básicas no dia a dia podem fazer a diferença no combate ao coronavírus. Os cuidados na hora de ir e voltar do supermercado, por exemplo, são essenciais para evitar a propagação da Covid-19

Aldaíza Ribeiro, infectologista do Hospital Infantil Albert Sabin (HIAS), da rede pública da Secretaria da Saúde do Ceará, do Governo do Estado, orienta que as idas ao supermercado devem acontecer somente quando for necessário e respeitando as regras de distanciamento social.

“A higienização das mãos deve ser feita ao entrar e sair do estabelecimento. A pessoa deve usar máscara a todo momento e procurar manusear os produtos o mínimo possível, tocando somente nos que for levar”, explica.

Após o retorno para casa, é fundamental fazer a limpeza correta dos produtos. “Deve-se lavar as caixas com água e sabão. Dependendo do material, álcool e água sanitária também são adequados para a higienização. Os sacos externos devem ser descartados”, orienta Aldaíza.

A professora Maria Sousa, 39, segue as medidas recomendadas pelas autoridades de saúde e evita sair de casa. Quando precisa, faz as compras e as recebe em domicílio, realizando a higienizando em seguida das embalagens e produtos. Para ela, o esforço vale a pena. “Acredito que, agindo assim, estou protegendo a mim e e a minha família também”, disse.

A infectologista do Albert Sabin ressalta que as atitudes de Maria são um exemplo a ser seguido. “Todas essas medidas são necessárias para que as pessoas de uma residência não sejam infectadas pelo coronavírus, tanto pelas mãos quanto pelas embalagens de produtos de supermercado, que foram manipuladas por outras pessoas que não sabemos se estão contaminadas ou não”, pontua.