SPS promove terapia integrativa em roda de conversa online; Confira a programação

4 de maio de 2020 - 09:15 # # # # # #

Camille Soares - Ascom SPS Texto e Fotos

Projeto Diálogos entre Mulheres e Homens pela Harmonia Familiar reuniu público de 100 pessoas em roda de conversa online

‘Sala cheia’, na tela do computador e do celular, muitos rostos, vozes, música e também silêncio. Um espaço para falar e ouvir. Um respiro em meio a pandemia que vem modificando toda a dinâmica social nos últimos meses. Foi assim a primeira roda de conversa online sobre saúde mental em tempos de pandemia promovida pela Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos através do Projeto Diálogos entre Mulheres e Homens pela Harmonia Familiar. O encontro, que iniciou com sessão de terapia integrativa, reuniu um público de 100 pessoas. A ação ocorrerá sempre às sextas-feiras do mês de maio, às 15h, com debates sobre os temas: violência doméstica, gênero e diversidade.

“Nós que estamos a frente das políticas públicas para mulheres no Estado do Ceará articulamos este projeto para chegar nas casas, conversar com as pessoas sobre o estado emocional em que se encontram, suas dores, seus anseios, para que assim possamos atenuar essa “‘tensão coletiva’’ que chega em todos nós e afeta principalmente as mulheres e os públicos mais vulneráveis. Queremos que as famílias entendam, por exemplo, que sobrecarregar uma mulher entre os cuidados com os filhos, a casa e ‘home office é também um tipo de violência e que não podemos jamais naturalizar algo assim. Precisamos de muita empatia, cuidado com o outro e consigo mesmo para atravessar esse período de confinamento, ressaltou Denise Aguiar, Secretária Executiva de Políticas para Mulheres da SPS, que conduziu o encontro junto ao psiquiatra, Adalberto Barreto e a terapeuta comunitária Fátima Tibiriçá.

“No isolamento tudo se intensifica, o medo, a ansiedade, a culpa, o estresse e nós não precisamos nem devemos carregar o peso de tudo isso sozinhos. A terapia integrativa comunitária funciona a partir da troca, todos podem falar e também devem ouvir. Na sessão terapêutica primeiro nós ouvimos, depois comentamos o que foi dito e refletimos sobre o que podemos fazer para mudar o que não está bom. Precisamos entender que não é obrigatório produzir o tempo inteiro, vai ter dias que só queremos ficar quietinhos e não tem problema nenhum nisso”, expôs o psiquiatra e criador do método da terapia integrativa comunitária, Adalberto Barreto, que também é idealizador do Projeto Quatro Varas.

A roda de conversa fluiu com um bate papo leve, entre as canções da terapeuta comunitária Fátima Tibiriçá e as notas do violão de um dos participantes. “Neste momento mais do que nunca nós precisamos compreender que a nossa alma é comunitária, somos todos parte de uma coisa só e quando destruímos o planeta ou agredimos alguém com ações ou palavras estamos também nos machucando. É tempo de olhar para dentro e perceber o que precisamos mudar, o que tem causado dor ao planeta e a nós mesmos. Estes questionamentos nos levam às respostas que precisamos”, refletiu Fátima Tibiriçá.

O encontro teve um público diverso, além de alcançar diferentes municípios, interior e Capital do Ceará, contou com a participação de pessoas que se encontram na Bahia, em São Paulo, Minas Gerais, dentre outros Estados brasileiros. A SPS apresentará outras quatro rodas de conversas, cujos os temas são: comunicação não-violenta, experiências terapêuticas em grupos com enfoque de gênero, e diversidade na família.

Para entrar na roda de conversa é necessário ter o aplicativo Zoom no computador ou celular. Depois é só acessar o link, o ID e a senha que serão disponibilizados antes de cada encontro.

Programação

08/05 (Sexta-feira), 15h | “Comunicação Não-Violenta: uma abordagem pacífica nas relações familiares.”

16/05 (Sexta-feira), 15h | “Experiências terapêuticas em grupos com enfoque de gênero.”

23/05 (Sexta-feira), 15h | “A diversidade na família: possibilidades de inclusão, amor e respeito.” Lucivânia Sousa (Assistente social e articuladora da Coordenadoria Especial LGBT)

30/05 (Sexta-feira), 15h | “Comportamento social” Profª Danyelle Nilin (Departamento de Ciências Sociais da UFC)