Brinquedos de crianças devem ser higienizados para evitar transmissão de vírus e bactérias

6 de maio de 2020 - 17:20 # # # # #

Edwirges Nogueira - Ascom HGWA Texto
Jeorge Farias Arte gráfica

Os brinquedos são parte importante no desenvolvimento das crianças e precisam de cuidados para não se tornarem fontes de doenças. Devido à pandemia de coronavírus, os pais devem redobrar a atenção. O alerta é feito pela enfermeira Wanessa Barroso, coordenadora do Serviço de Higienização do Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara (HGWA), da rede pública da Secretaria da Saúde do Ceará, do Governo do Estado.

“O brinquedo pode funcionar como reservatório de microrganismos e causar infecções principalmente bacterianas e pela presença de fungos. É preciso que haja regularidade na limpeza não só do ambiente onde as crianças brincam, como também dos próprios brinquedos”, esclarece Wanessa. Os objetos poder ser higienizados manualmente, mas, caso pais ou responsáveis pelas crianças percebam a presença de saliva ou secreção, a limpeza deve ser imediata.

De acordo com Vanessa, para uma higienização efetiva, é preciso observar cada tipo de material que compõe os brinquedos. “O ideal é que sejam de material plástico, não poroso, de forma a garantir a desinfecção, que deve ser feita com água e sabão neutro e finalizada com álcool 70%. Bichinhos de pelúcia devem ser lavados com água e sabão e colocados para secar ao sol que houver na residência”, exemplifica.

As famílias também devem ter atenção com livros e revistinhas cujos materiais não sejam de fácil higienização. Para esses itens, o recomendado é a aplicação de plástico adesivo em capas e páginas para facilitar a limpeza, que pode ser feita com álcool 70%. A mesma dica vale para brinquedos que não possam ser lavados com água e sabão neutro.