Novas aulas abertas e gratuitas sobre Feminismos seguem na programação online do Porto Dragão

7 de maio de 2020 - 10:33 # # # # #

Maíra Suspiro - Ascom Porto Dragão Texto
Arquivo Pessoal Foto

Helena Vieira segue com aulas online com novos temas a cada sábado, às 10h, no Youtube do Porto Dragão. O próximo encontro ocorre agora, dia 9/5, com o tema ‘Conhecimento e Feminismos”

Em aula aberta neste sábado, (09/5), às 10h, o perfil do Youtube do Porto Dragão recebe a sequência de aulas com abordagens sobre os Feminismos, envolvendo temas como ‘Lugar de Fala’ e ‘Interseccionalidade’. As aulas são gratuitas e abertas ao público em geral e ministradas pela escritora, pesquisadora e transfeminista Helena Vieira, como sequência do curso ‘Feminismos: histórias, filosofia e principais debates’, iniciado presencialmente no Porto Dragão em Março.

O tema proposto para a aula desta semana é “Conhecimento e Feminismos”. Helena explica que “os Feminismos não se restringem a movimentos sociais ou formulações sobre as mulheres, mas são também uma epistemologia crítica, que propõe novos olhares e formas de conhecer à ciência, história e conhecimento produzido ao longo do tempo.”

Na ocasião, também será abordada e discutida a importância do termo “Lugar de Fala”, convidando ao debate sobre seu conceito e sua forma de aplicação na sociedade. Para quem quiser se preparar melhor para aula, o Porto Dragão disponibiliza duas leituras sugeridas por Helena: “Saberes localizados”, de Donna Haraway e “A instabilidade das categorias analíticas na teoria feminista”, de Sandra Harding. Ambos os textos podem ser encontrados no perfil do Instagram no PortoDragao (@portodragaoce), no link da bio.

No sábado seguinte, (16/5), a aula prevista terá como tema: “Feminismos Subalternos e Interseccionalidade”.

O Porto Dragão é uma instituição cultural da Secretaria da Cultura do Ceará (SECULT) gerido pelo Instituto Dragão do Mar, parte integrante do Hub Cultural do Ceará. Além da aula aberta citada, os 08 episódios do programa Porto Dragão Sessions também foram disponibilizados no canal do Youtube, mostrando um panorama da música cearense.

Sobre Helena Vieira

Helena Vieira é pesquisadora, transfeminista e escritora. Estudou Gestão de Políticas Públicas na Universidade de São Paulo (USP). Foi colunista da Revista Fórum e contribuiu com diversos meios de comunicação como o Huffpost Brasil, Revista Galileu (matéria de capa sobre transexualidade), Cadernos Globo (Corpo: Artigo Indefinido), Revista Cult e Blog Agora É que São Elas da Folha de São Paulo. Foi consultora na novela a Força do Querer. Recentemente, foi co-autora dos livros ” História do Movimento LGBT” organizado por Renan Quinalha e James Green, ” Explosão Feminista” organizado por Heloísa Buarque de Holanda, “Tem Saída? Ensaios Críticos sobre o Brasil”, organizado por Rosana Pinheiro Machado e “Ninguém Solta a Mão de Ninguém: Um manifesto de resistência”, da editora Clarabóia. Dramaturga, fez parte do projeto premiado pela Focus Foundation na categoria Artes Cênicas” Brazil Diversity”, em Londres, com a peça “Ofélia, the fat transexual”. Desenvolveu junto ao Laboratório de Criação do Porto Iracema das Artes, pesquisa dramatúrgica intitulada “Onde estavam as travestis durante a Ditadura?.

Serviço

09/05, sábado, às 10h

Aula Aberta com Helena Vieira sobre “Conhecimento e Feminismos”

No canal Youtube.com/PortoDragao

Textos para pesquisa: bit.ly/PortoDragaoCE