Semana de enfrentamento à LGBTfobia terá transmissões ao vivo no Instagram

14 de maio de 2020 - 11:55 # #

Ascom SPS - CARGO

Enquadrada pelo Superior Tribunal Federal como crime de racismo, a LGBTfobia não está só nas ruas, nas escolas ou no trabalho, ela se encontra também dentro de casa. Para expor os desafios e estratégias de resistência da comunidade LGBT em meio à pandemia, a Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) promove uma semana de transmissões ao vivo (lives) no instagram @direitoshumanosce, abordando diversos assuntos a partir do tema central “Tempos de Resistência, Empatia e Cuidados”. A primeira live será transmitida às 16h30, deste domingo, Dia Mundial de Combate à LGBTfobia.

A ação idealizada pela Coordenadoria de Políticas para LGBT da SPS inicia com o debate entre a secretária-executiva de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos da SPS, Lia Gomes e o coordenador de Políticas Públicas para LGBT da SPS, Narciso Júnior, com o tema “É Tempo de Resistir”.Lia Gomes ressalta que uma democracia precisa garantir e respeitar os direitos das pessoas LGBT. “Ser punido por demonstrar afeto é anti-humano, anti-democrático. Todo preconceito viola o direito supremo de ser quem se é. Esta semana pretende ser um meio de diálogo aberto com o segmento LGBT para que possamos construir juntos políticas públicas que atendam as demandas e os desafios desta nova conjuntura”, pontua.

“Em um país ainda tão conservador, este dia é acima de tudo um ato político pela garantia dos nossos direitos, da nossa dignidade enquanto pessoa. Esta semana de debates virtuais é para que possamos nos fortalecer e encontrar estratégias de superação e resistência neste momento tão difícil”, destaca Narciso. O coordenador também lembra a importância do serviço da Ouvidoria de Direitos Humanos do Estado, que apura crimes de racismo, intolerância religiosa, LGBTfobia, dentre outros. “Se você sofrer agressão física ou verbal, ou mesmo se presenciar, denuncie, disque 155, que a ouvidoria encaminhará o caso para os órgãos cabíveis”, completa Narciso.

Os assuntos abordados são diversos, buscando abarcar uma boa diversidade de temas como visibilidade lésbica e bissexual; transfobia; violência doméstica contra mulheres travestis e transexuais; saúde e visibilidade dos homens trans; LGBTfobia no esporte, dentre outros.

Antropólogo e coordenador do Observatório Nacional da Política LGBT da Universidade Federal do Ceará (UFC), Marcelo Natividade participa da live da próxima terça-feira (19), às 17h, sobre “Os desafios das políticas públicas para LGBT em tempos de pandemia. “A nossa luta é cotidiana e precisamos refletir sobre o que significam as vulnerabilidades que as pessoas LGBT enfrentam, principalmente agora na pandemia. Percebemos atualmente um cenário nacional desfavorável as políticas públicas voltadas para este segmento. Nós ainda enfrentamos tentativas de patologizar a homossexualidade, ou seja, faz-se necessário fortalecer urgentemente esta pauta para garantir os direitos da comunidade LGBT”, conclui Marcelo.

Programação de Lives

Instagram @direitoshumanosce

17/05, domingo, às 16h30 – LGBT: É Tempo de Resistir, com Lia Gomes – Secretária-executiva de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos da SPS e Narciso Júnior – Coordenador de Políticas Públicas para LGBT da SPS

18/05, segunda, às 17h – Saúde mental e Emocional de Pessoas LGBT em Tempos de Coronavírus
Priscila Costa, psicóloga clínica de adultos e casais. Atende pessoas LGBTQIA+ e pessoas em relações amorosas não-monogâmicas (poliamoristas, relações abertas e trisais) é uma das idealizadoras do Projeto VerAmor e coordenadora do Instituto Caroline Vieira.

19/05, terça, às 17h – Os Desafios das Políticas Públicas para LGBT em Tempos de Pandemia
Marcelo Natividade, antropólogo, jornalista, cantor popular, professor da Universidade Federal do Ceará e coordenador do Observatório Nacional da Política LGBT na UFC.

20/05, quarta, às 17h – LGBTFOBIA no Esporte: Desafios da Inclusão no País do Futebol
Renan Ridley – diretor dos CanGAYceiros

21/05, quinta, às 17h – Visibilidade em Saúde dos Homens Trans e Transmasculinos: Inclusão, Respeito e Protagonismo em Tempos de Coronavírus
Kaio Lemos – mestrando em Antropologia e presidente da Associação Transmasculina do Ceará
Gabriel Pontes – mestrando em Sociologia e integrante do Núcleo de Pesquisa em Gênero, Sexualidade e Subjetividade.

22/05, sexta, 17h – Transfobia e Enfrentamento da Violência Doméstica contra Mulheres Travestis e Transexuais durante a Pandemia
Silvinha Cavalliere – Coordenadora de Articulação Regional de Políticas para Mulheres da SPS e Conselheira Nacional dos Direitos da Mulher pela UNALGBT, e Baterfly Silva, ativista do movimento LGBT e presidenta da Associação de Travestis, Transexuais e Homossexuais de Iguatu

23/05, sábado, 17h – Visibilidade e cuidados com as Mulheres Lésbicas e Bissexuais em Tempos de Pandemia
Alessandra Xavier – Doutora em Psicologia Clínica e Psicobiologia pela Universidade de Santiago de Compostela (Espanha).