Academia Estadual de Segurança Pública comemora 9 anos de fundação

19 de maio de 2020 - 17:34 # # # #

Ascom Cegesp

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará, órgão vinculado à Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Estado (SSPDS), que tem como missão formar e capacitar de forma integrada os profissionais de segurança pública do Estado, completou nessa segunda-feira, 18 de maio, nove anos de serviços prestados à sociedade cearense.

Somente nos últimos dois anos, mais de quinze mil profissionais de segurança pública – incluindo servidores da Polícia Militar do Ceará (PMCE), Polícia Civil do estado do Ceará (PCCE), Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), Perícia Forense do Ceará (Pefoce) e Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) – passaram pelos bancos da instituição, participando de cursos de formação inicial, educação continuada e de ascensão profissional.

“A Aesp surgiu em 2011 com o desafio de ser um diferencial no contexto da segurança pública, e de inovar na formação e no trabalho de qualificação profissional dos servidores da pasta, e tem dado uma importante contribuição para as transformações ocorridas na segurança pública, buscando sempre aumentar a qualidade pedagógica dos cursos, ampliar o leque de capacitações e evoluir, inclusive, no cenário acadêmico”, apontou o diretor-geral da Aesp, Juarez Gomes Nunes Júnior.

Para Juarez, um dos grandes legados conquistados pela instituição de ensino nos últimos anos foi receber o credenciamento do Conselho Estadual de Educação do Ceará (CEE), para ofertar cursos de pós-graduação. O documento, que tem validade até o dia 31 de dezembro de 2024, autoriza a realização de cursos de especialização lato sensu na área da Segurança Pública, Defesa Civil, Cidadania e Direitos Fundamentais da Pessoa Humana.

A primeira turma dos cursos de especialização lato sensu colou grau em 2019 e concedeu o título de especialista para 58 profissionais. Atualmente, outras três turmas de pós-graduação estão em andamento, sendo uma do Curso de Especialização em Altos Estudos de Segurança Pública (Ceaesp), uma do Curso de Especialização em Gestão de Segurança Pública (Cegesp) e outra do Curso de Especialização em Metodologia e Didática do Ensino em Segurança Pública (CEMDESP). Esta última é pioneira no Brasil, e visa proporcionar aos profissionais de segurança pública das diferentes áreas, o conhecimento das bases teórico-metodológicas e didático-pedagógicas que norteiam o ensino.

Integração

O diretor também enfatiza a importância do valor de integração que a instituição carrega. “Nos últimos anos, as instituições estão cada vez mais próximas, mais integradas, com maior conhecimento das atividades que cada uma desenvolve. Tudo isso é plantado na formação inicial e segue até a especialização lato senso na Academia e tem trazido uma resposta muito importante para o desempenho dos servidores da segurança”, conclui Juarez Júnior.

Parceria Internacional

Desde 2018, a Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará também é credenciada à Rede de Internacionalização de Educação Policial (Rinep), que é um órgão colegiado, com foco acadêmico, sem fins lucrativos, que tem como missão promover atividades de internacionalização educativa entre as instituições de educação policial e outras instituições similares. A Rinep gera projetos de cooperação acadêmica internacional e interinstitucional, com o fim de proporcionar a garantia de qualidade destas organizações, contribuindo com uma proposta de convivência e segurança cidadã para cada país.

A Rinep é composta por 18 países membros e 38 instituições, sendo 30 corporações policiais, três organizações multilaterais e cinco instituições de ensino superior. Além da Aesp, apenas outras duas instituições brasileiras integram a Rede, são elas a Academia Policial Militar do Guatupê (Paraná) e a Academia Nacional de Polícia (Distrito Federal).