No Dia do Trabalhador Rural, SDA e Banco Mundial iniciam missão virtual de implementação do Projeto São José IV

25 de maio de 2020 - 14:39 # # # # # #

Erivelton Celedônio - Ascom SDA Texto e Fotos

Teve início nesta segunda (25) a primeira missão virtual de apoio à implementação do Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável – Projeto São José IV. Até a próxima quarta-feira (27) técnicos da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece) e da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) aprimoram com representantes do Banco Mundial as estratégias para o lançamento da iniciativa.

De acordo com a economista agrícola e gerente do PSJIV junto à entidade financeira, Bárbara Farinelli, a missão visa revisar o plano de implementação para o primeiro ano do Projeto, incluindo a capacidade da Unidade de Gerenciamento do Projeto (coordenada pelo professor Lafayete Almeida) para atender as necessidades gerenciais e técnicas do projeto. “Debateremos as atividades chaves dos componentes, as salvaguardas sociais, os aspectos de licitações e gerenciamento financeiro; e definir os próximos passos para a execução as atividades propostas para o ano de 2020”, explicou Farinelli.

Além dela representam o Banco Mundial nesta missão os consultores e especialistas Juliana Garrido (água e saneamento e co-gerente do Projeto), Juliana Paiva (salvaguardas sociais), Susana Amaral (gerenciamento financeiro), Danilo Carvalho(aquisições), Jean Risopoulos (economista e consultor da FAO), Wilson Rocha (recursos hídricos e saneamento), Ditmar Zimath (inclusão econômica agrícola) e Marcos Gambi (agricultura e meio ambiente).

Durante a abertura da missão o secretário Francisco De Assis Diniz fez um paralelo do início das reuniões com passagem do Dia do Trabalhador Rural neste 25 de maio. “Tudo que temos feito e estamos planejando para os próximos seis anos com o São José é dar mais ênfase aos nossos projetos produtivos destes homens e mulheres do campo que esperam tanto por apoio à comercialização de seus produtos”, lembrou Diniz.

O secretário destacou ainda a procura de gestores municipais em apoiar projetos desenvolvidos em todo o Ceará e as iniciativas de apoio a agricultura neste período de pandemia. “Na última semana me reuni com grande número de secretários municipais de agricultura”, lembrou De Assis, “o que tem sido um primeiro passo na construção de uma política integrada no campo. Em breve, passado este momento crítico que vive o mundo, é da vontade do governador anunciar o lançamento oficial do Projeto São José”.