Feira Virtual de Quixeramobim promove inclusão digital da produção da agricultura familiar

29 de maio de 2020 - 12:06 # # # #

Ascom SDA

Agricultores aproveitaram a 5ª edição da Feira Virtual da Agricultura Familiar de Quixeramobim para escoarem a produção agrícola e celebrarem negócios. O evento semanal promovido pelo Instituto de Arte, Cultura, Lazer e Educação (Iarte) aproxima clientes e alimentos saudáveis, fazendo com que todos corram um menor risco de contágio pela Covid-19. A próxima feira é na próxima quarta-feira (3/6) e os pedidos já podem ser enviados para o Whatsapp de número (88) 9.8842-1385 .

A feira do Iarte contou com a colaboração de mais 110 agricultores da Associação dos Feirantes da Agricultura Familiar de Quixeramobim, sendo 30 atendidos pelo Projeto de Assistência Técnica e Extensão Rural, apoiado pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário e pelo Instituto Agropolos do Ceará. Os produtos são divididos em oito categorias, como: lanches, laticínios, líquidos, doces, frutas, legumes e polpas, carnes, carboidratos e temperos e artesanato em geral.

“Com o aprimoramento da feira, novas famílias colocaram produtos diversos e observou-se também o grande papel que a mulher exerce na geração da renda familiar, por meio das atividades produtivas”, pontua Gizélia Ribeiro, presidente do Iarte. “A feira é muito importante porque é uma forma de expormos os nossos produtos. Se não fosse dessa forma, não teríamos como aproveitar o resultado do nosso trabalho nessa pandemia”, elogia Francisco Monteiro, da comunidade Jardim.

“Essa feira foi muito importante porque precisamos aproveitar os nossos produtos na época. Ainda hoje, encontrei uma cliente que me perguntou se essa feira era nossa e eu confirmei”, revela a agricultora familiar Maria José. “A gente está deixando de correr esse risco de vender no meio da rua, só entrega aqui (no Iarte) e volta para casa”, reforça Francisco Sérgio, que há dezessete anos trabalha como feirante em Quixeramobim.

A SDA estimula a promoção das vendas on-line através do Portal da Agricultura Familiar. “O Governo do Ceará estimula os agricultores familiares atendidos por políticas públicas a se valerem da criatividade para celebrarem parcerias e fecharem negócios”, frisa o secretário De Assis Diniz. A coordenadoria de Desenvolvimento Territorial, Cooperativismo, Comercialização e Economia Solidária (Codece/SDA) entregou 49 caminhões-baú que podem ser utilizados nas entregas.