ESP/CE capacitará 1.700 profissionais de saúde com curso básico sobre ventilação mecânica

1 de junho de 2020 - 17:00 # # # # # #

Jackson de Moura - Ascom ESP/CE Texto
Júlio Lopes Arte Gráfica

A Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), unidade da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), inicia nesta segunda-feira, 1, a segunda turma do Curso Básico em Ventilação Mecânica para profissionais de saúde que atuam no atendimento dos casos de Covid-19 na rede pública estadual. Com modalidade de ensino a distância, a formação capacitará cerca de 1.700 profissionais.

Serão capacitados médicos, fisioterapeutas e enfermeiros que atuam na linha de frente em Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Unidades de Terapia Intensivas (UTIs) e emergências. A formação conta com o apoio da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap) e do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará (Cosems).

O curso abordará o manejo da ventilação mecânica em pacientes com insuficiência respiratória aguda devido ao novo coronavírus. O treinamento tem carga horária de 16 horas-aula, com cronograma previsto para ser executado até o dia 30 de junho.

As aulas são divididas em três módulos, que abordam o processo de ventilação mecânica, o desenvolvimento de habilidades na sua utilização e a retirada do suporte ventilatório, quando ocorre a melhora do quadro de saúde do paciente.

Novos Respiradores

A formação contemplará ainda o treinamento dos respiradores que o Governo do Estado comprou da China. “O curso conta com vídeos instrucionais, mostrando como funciona o novo ventilador mecânico para que o profissional de saúde lá da ponta consiga fazer a melhor utilização com a maior segurança e eficácia possível”, explica o superintendente da ESP/CE, Marcelo Alcantara.

A segunda turma terá 20 tutores e uma equipe de supervisores de apoio especializada em pneumologia e medicina intensiva. “A capacitação começa com a ambientação do curso, uma série de atividades para que o participante conheça a sua estrutura, como funciona e se familiarize com as ferramentas da plataforma de EAD”, explica José Batista Tomaz, supervisor do Centro de Desenvolvimento Educacional em Saúde da Escola de Saúde Pública (Cedes).

Ventilação mecânica

Ventiladores mecânicos são equipamentos que ajudam os pulmões a inspirar e expirar quando uma pessoa, por determinada doença, não consegue operar normalmente seu sistema respiratório. As máquinas de suporte à vida garantem o bombeamento de oxigênio para dentro dos pulmões e permitem a saída desse ar, que é produzido pelo próprio paciente, para o meio ambiente.

Comumente chamados de respiradores, os ventiladores mecânicos apenas auxiliam a respiração do paciente, ou seja, eles não respiram no lugar dos pulmões dos pacientes.

Informações

Curso Básico em Ventilação Mecânica
Quando: mês de junho
Público-alvo: médicos, enfermeiros e fisioterapeutas (selecionados por gestores das unidades)
Link de acesso para inscritos