Idace divulga balanço de atividades durante pandemia da Covid-19

1 de junho de 2020 - 17:34 # # # #

Ascom Idace

O Instituto do Desenvolvimento Agrário do Ceará (Idace) apresentou o andamento da execução do programa de Regularização Fundiária durante o período da pandemia da Covid-19. Em videoconferência, o Setor Literal da Gerência de Georreferenciamento informou já dispor de 5.014 geocadastros em análise, nos municípios de Acopiara, Cariús, Ibicuitinga, Itapipoca, Jaguaretama, Jaguaribe, Quixelô e São João do Jaguaribe. Crescimento de 51,43% em relação a abril.

Por outro lado, o Setor de Geoprocessamento Gráfico (GEGEO), responsável pela elaboração de peças técnicas (planta e memorial descritivo), já dispõe de 1.638 cadastros aprovados, de um total de 2.794 concluídos pelo Setor Literal. Além disso, a equipe técnica já elaborou 512 peças técnicas, representando 31.25 % dos imóveis rurais aptos a titulação nos municípios de Cariús e Quixelo, no Centro Sul; Ererê e Jaguaribe, no Vale do Jaguaribe; e Cariré, no Sertão de Sobral.

Também por meio do teletrabalho, a equipe técnica da Gerência de Desenvolvimento Fundiário (Gedef/IDACE) realiza a elaboração do Cadastro Ambiental Rural de Assentamentos e Reassentamentos estaduais. Em maio, foram concluídos mais 9 CARs, beneficiando 91 famílias assentadas em 7 municípios. Por fim, também foram atendidas demandas de proprietários em Arneiroz, Brejo Santo, Camocim, Itarema, Itapipoca, Pindoretama, Trairi, Poranga, Quixadá e Redenção.