Policiais militares recebem gesto de carinho e apoio durante fiscalizações do decreto governamental em Fortaleza

1 de junho de 2020 - 10:19 # # #

Ascom SSPDS - Texto e Fotos

Jovem empreendedora entregou brownies como forma de agradecimento ao trabalho prestado pelas forças de segurança durante as fiscalizações do decreto governamental de combate ao novo coronavírus (Covid-19)

O período de pandemia trouxe à tona uma série de exemplos de solidariedade. O cuidado com o próximo se tornou uma missão de todos. Zelar por aqueles que integram os serviços essenciais e precisam se deslocar diariamente, enquanto a maioria das pessoas segue em isolamento social, também é fundamental. Na última sexta-feira (29), policiais militares lotados no Comando de Policiamento de Choque (CPChoque) e no Batalhão de Polícia de Trânsito Urbano e Rodoviário Estadual (BPRE), que atuam em uma barreira fixa da Polícia Militar do Ceará (PMCE) na BR 116, foram surpreendidos com a ação solidária de uma jovem empreendedora da Capital.

Emília Alves, que é proprietária da BuP Confeitaria (@bupconfeitaria), se deslocou, por iniciativa própria, até o Posto Fiscal da Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE) para distribuir brownies aos profissionais de segurança, que permanecem diuturnamente com os trabalhos de orientação à população e fiscalização nesse período. Ela conta a reação dos policiais militares ao receberem a atitude carinhosa e também como o ato serviu para aproximá-la dos homens e mulheres que fazem a segurança pública do Ceará.

“A iniciativa nasceu quando vimos muitas empresas realizando doações solidárias aos hospitais e ONGs (Organizações Não Governamentais) durante essa pandemia. É muito gratificante ver o sorriso deles e a gratidão com o nosso gesto. Além da intenção de tornar o dia deles mais doce com a entrega dos nossos brownies, essa é também uma forma de desmistificar a visão que algumas pessoas possuem dos policiais militares”, disse. Ainda de acordo com Emília, a ação solidária também ocorrerá na barreira fixa montada no município de Aquiraz, na CE 025.

“A Polícia Militar do Ceará se sente muito agradecida com o reconhecimento por parte da população. Uma atitude como essa é muito louvável para nós, policiais militares, que estamos à frente no combate a essa pandemia. Então, esse carinho muito nos envaidece e nos deixa muito honrados. Estamos inteiramente à disposição, sempre procurando servir e proteger a população”, agradeceu a tenente-coronel PMCE Fátima de Paula, relações públicas da instituição, que também recebeu um brownie das mãos de Emília.

 

Balanço de ações

Desde o último dia 7 de maio até as 8 horas de sexta-feira (29), o trabalho incessante dos órgãos de segurança, trânsito e fiscalização estaduais e municipais culminou no atendimento de 3.114 ocorrências, de acordo com dados do relatório do Gabinete de Gestão de Eventos Complexos (GCEC), formado por representantes dos órgãos envolvidos nas ações. Foram 2.112 chamados atendidos por aglomeração de pessoas, 824 referentes a comércios abertos e 178 ocorrências atendidas por descumprimento de proteção individual.

Em todos os casos, as equipes atuam na fiscalização e orientação das pessoas. Caso o cidadão insista em descumprir o decreto estadual, o procedimento é encaminhado para uma delegacia da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE). Também durante esse período, 278.291 veículos foram abordados nas barreiras fixas montadas nas entradas e saídas de Fortaleza, além das blitze móveis que atuam em 104 quadrantes da Capital.

Denúncias

A população pode ajudar nas ações de combate ao novo coronavírus. Além de cumprir as medidas de isolamento, as pessoas podem denunciar condutas que desrespeitem o Decreto Estadual n° 33.574. As informações podem ser repassadas ao número 190 da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops). O sigilo é garantido.