Museu da Cultura Cearense do Dragão do Mar realiza debate sobre ação educativa em museus

4 de junho de 2020 - 13:45 # # # # # # #

Luciana Vasconcelos - Ascom Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura Texto
Arquivo Pessoal Fotos

#NaRedeComDragão: Pesquisadoras convidadas apresentam trabalhos que refletem sobre a prática educativa em museus. Conversa será transmitida ao vivo e contará com tradução em LIBRAS

Dando sequência a uma série de discussões para promover a reflexão e o pensamento crítico sobre temas diversos ligados à arte e à cultura, o Centro Dragão do Mar promove, por meio do Museu da Cultura Cearense (MCC), nesta sexta-feira (5), mais um debate ao vivo no canal do centro de arte e cultura (www.youtube.com/dragaodomarcentro), que desta vez discutirá o tema “Pedagogia e os museus: reflexões e pesquisa”. A partir das 14h30, o coordenador do Educativo do MCC Ícaro Souza conduzirá o papo-papo com as pesquisadoras Dayana Oliveira, Marina Vieira e Paulikelly Moura, que apresentam seus trabalhos realizados em museus de Fortaleza, bem como conversam sobre a prática educativa e as diversas possibilidades de investigação museológica. O debate contará com tradução em LIBRAS.

Sobre as convidadas e o convidado

Dayana Silva de Oliveira é Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora do Instituto Federal do Ceará (IFCE) – Campus Quixadá.

Pesquisa educação em espaços não formais, cultura e educação patrimonial. Dissertou sobre “O Museu da Cultura Cearense e sua contribuição para a educação patrimonial: apropriações e falas dos alunos sobre o patrimônio e a cultura cearense”, disponível no site Repositório UFC.

Marina Vieira é graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), Mestra em Educação e especialista em Arte-Educação pela mesma Universidade. É professora de educação infantil no município de Maracanaú (CE). Dissertou sobre “Formação de Educadores do Museu da Cultura Cearense: fundamentos, métodos, instrumentos e práticas”, disponível aqui, basta clicar.

Paulikelly Moura é graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e professora da rede municipal de Fortaleza. Monografou sobre “Quando aprendo no museu: estudo sobre a ação educativa do Museu da Indústria e sua contribuição para o ensino formal”, trabalho disponível também no site Repositório UFC.

Sobre o Museu da Cultura Cearense

O Museu da Cultura Cearense (MCC) é um museu etnográfico que tem como proposta promover a difusão, a fruição e a apropriação do Patrimônio Cultural do Estado do Ceará, mediante ações museológicas de pesquisa, preservação e comunicação, que visando a inclusão e desenvolvimento sociocultural. O MCC busca tornar-se um espaço inclusivo, de produção de conhecimento por meio da relação entre educação formal, não-formal e informal; e expressar a cultura cearense de forma contextual e reflexiva: seus conflitos, contradições e temporalidades, valorizando a produção cultural dos cearenses, sua criatividade e diferentes formas de ser, estar no mundo, relacionar-se com o meio ambiente e com outros sujeitos sociais.

Serviço: Live “Pedagogia e os museus: reflexões e pesquisa”, com Dayana Oliveira, Marina Vieira e Paulikelly Moura

Data: 05 de junho de 2020

Horário: 14h30

Local: canal do Dragão do Mar no YouTube (www.youtube.com/dragaodomarcentro)

Classificação etária: Livre