Ambulatório de esquizofrenia acompanha pacientes de forma humanizada pela internet

5 de junho de 2020 - 16:51 # # # #

Milena Fernandes - Ascom HSM Texto
Rodrigo Costa Arte gráfica

Diagnosticado com esquizofrenia, Isaac Silva Costa é acompanhado há quatro anos por especialistas do Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto (HSM), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), do Governo do Estado. Durante a pandemia de coronavírus, o paciente passou a ser atendido de forma online, o que trouxe conforto e segurança.

“Nesse período estou sendo atendido por videochamada e isso é imprescindível pois me ajuda a controlar a ansiedade e evitar a depressão. É um atendimento lúdico e que me traz bem-estar. Estou utilizando também um caderno de atividades que recebi dos profissionais do Hospital e que me ajuda a não ficar perdido”, conta.

O atendimento virtual é feito por profissionais do Núcleo de Estudos em Esquizofrenia (Nuesq) do HSM. De acordo com a psicóloga Ana Carla Castro, a novidade permite a continuidade do acompanhamento dos pacientes durante a pandemia, assim como o contato com as famílias.

“A esquizofrenia causa um sofrimento não só ao indivíduo, como também a todos que estão ao seu entorno, tornando-os vítimas tanto da patologia quanto do preconceito. Por isso é tão importante e necessário esse acompanhamento seja contínuo”, afirma.

Os pacientes que já são acompanhados pelo núcleo podem agendar os atendimentos pelo número (85) 988888220. O psiquiatra e coordenador do Nuesq, Saulo Castor, ressalta que, apesar do momento atual, é importante que o portador de esquizofrenia mantenha, dentro do possível, a estabilidade no tratamento.

“Procure de forma regular os profissionais de saúde responsáveis pelo segmento, seja ele psicólogo, psiquiatra ou outro terapeuta. Para os nossos pacientes a orientação é não deixar de agendar as consultas por telemedicina. Nos casos mais urgentes, a recomendação é procurar a emergência do HSM, aberta 24 horas”, orienta Saulo.

Atendimento presencial

No HSM, pacientes graves ou que não têm acesso à internet continuam sendo atendidos presencialmente. Receitas e medicamentos também são entregues na própria unidade. “Para os pacientes que não têm condições de fazer a videochamada, nós fazemos o atendimento presencial com todos os cuidados necessários, tendo a presença de apenas um cuidador. Porém, a prioridade agora é a telemedicina, onde nós orientamos os pacientes a utilizar esse recurso”, explica Ana Clara.

Após o período de isolamento, o Nuesq irá retomar as atividades do grupo terapêutico oferecido aos pacientes. A iniciativa, que tem como foco a humanização, proporciona aos participantes autonomia e bem-estar, além de possibilitar troca de experiências.

“O grupo é um espaço onde abertamente é passada a mensagem que nossos pacientes não são somente o diagnóstico, mas que eles podem muito mais. Temos pessoas que criaram vínculos, se tornaram amigas, temos famílias que conversam entre si, que se acolhem. É um espaço de muita interação e principalmente de acolhimento da humanidade de cada um deles”, conta a psicóloga.

Entenda a doença

A esquizofrenia é uma doença mental crônica caracterizada por distorções do pensamento e da percepção, que abrangem manifestações psicopatológicas variadas de pensamento, emoção, movimento e comportamento. Especialistas do HSM reforçam que o preconceito em torno dos pacientes é um dos fatores que dificultam o tratamento.