Pecém concede descontos para navios sustentáveis e se torna primeiro porto brasileiro reconhecido por fundação holandesa

5 de junho de 2020 - 12:37 # # # # #

Celso Tomaz - Ascom Complexo do Pecém Texto e Fotos

O reconhecimento veio hoje (05), no Dia Mundial do Meio Ambiente, em cerimônia virtual realizada entre profissionais brasileiros e holandeses

O dia 5 de junho de 2020, data que se celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente, ficará marcada na história do Porto de Pecém. Isso porque, o terminal cearense ingressou hoje na rede Green Award, como Fornecedor de Incentivos ao decidir recompensar navios certificados pela Fundação Green Award, com Sede em Roterdã, na Holanda. Para marcar a iniciativa foi realizada, no fim da manhã dessa sexta-feira (05), uma cerimônia virtual cruzando as fronteiras da América Latina e Europa com a participação de representantes do Porto do Pecém e da Fundação Green Award.

O porto cearense se torna o primeiro terminal portuário do Brasil a fazer parte da rede Green Award. Assim, com o objetivo de proteger a comunidade local e o ambiente marinho, o porto passa a fortalecer o apoio e a promoção contínua de movimentações mais seguras e limpas, usando o Green Award como ferramenta. O porto passa a oferecer até 10% de desconto na taxa de utilização das instalações de atracação para os navios que possuem um certificado de navio Green Award.

O Green Award é uma plataforma para promover segurança, qualidade e desempenho ambiental no transporte, facilitando uma rede de fornecedores de incentivos com uma ampla gama de benefícios para os titulares de certificados. Os detentores de certificados do Green Award podem demonstrar que estão acima e além dos padrões internacionais e do excelente compromisso com a segurança e o meio ambiente através da melhoria contínua.

“O porto de Pecém é o primeiro porto do Brasil a ingressar no Green Award como fornecedor de incentivos. O Brasil é o maior país da América do Sul em população e tem um enorme impacto no comércio global por enquanto e ainda mais no futuro. O ingresso do Pecém no Green Award mostra seu compromisso de apoiar a melhoria contínua na segurança de movimentações portuárias, proteção ambiental e proteção de tripulantes a bordo. Todos esses tópicos são mais importantes do que nunca no presente momento e precisamos resolver isso juntos. Desde o alcance global do Ceará, Brasil e Green Award, acreditamos que podemos causar um impacto”, afirma Jan Fransen, diretor executivo da Green Award Foundation.

A conquista reforça o compromisso do Porto do Pecém com o meio ambiente. No ano passado, o terminal cearense saltou cinco posições e chegou ao 4° lugar no Índice de Desempenho Ambiental (IDA) – referente ao ano de 2018. O resultado foi apresentado pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), em Brasília. O IDA, que é referência no setor portuário, é composto por 38 indicadores relacionados a conformidades legais vigentes no Brasil e boas práticas em gestão ambiental, saúde e segurança de operações.

“Ao celebrarmos o Dia Mundial do Meio Ambiente no dia 5 de junho, o Porto de Pecém tem imenso orgulho de fazer parte da rede de portos Green Award, incentivando os navios certificados pelo Green Award. Pecém está comprometido com práticas ambientalmente sustentáveis e hoje está entre os 5 principais portos do Brasil no chamado “Índice de Desempenho Ambiental” (IDA), usado pelo regulador portuário brasileiro Antaq, para monitorar a gestão ambiental nos portos brasileiros. Pecém gostaria de incentivar as linhas de navegação a investir cada vez mais em navios sustentáveis, bem como incentivar outros portos brasileiros a oferecer incentivos semelhantes e a participar da rede Green Award, para que juntos, possamos ter um impacto positivo maior no transporte aquático sustentável ”, diz Duna Uribe, diretora executiva Comercial de Porto de Pecém.

O Dia Mundial do Meio Ambiente nesse ano tem como tema escolhido pela ONU, a biodiversidade para 2020. Muitos dos objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU estão relacionados a este Dia, enquanto o programa de certificação de navios do Green Award também estão relacionados com os 12 Objetivos que promovem o desenvolvimento sustentável nos transportes marítimos.

Complexo do Pecém

O Complexo do Pecém concentra uma Área Industrial, o Porto do Pecém e a ZPE Ceará – a única em atividade hoje no Brasil. O Complexo do Pecém é uma joint venture formada pelo Governo do Estado do Ceará (70%) e pelo Porto de Roterdã (30%). A sociedade com um player global representa a otimização das nossas operações e a possibilidade de atração de novos investimentos, inclusive investimentos estrangeiros.

O Pecém, enquanto complexo industrial e portuário, cresce rapidamente e está estrategicamente localizado no nordeste do Brasil, na “esquina do atlântico”. Localizado a cerca de cinquenta quilômetros da capital Fortaleza – capital do estado do Ceará, o terminal atende a um mercado de aproximadamente 56 milhões de pessoas, conectando-se aos mercados dos EUA, Europa, Oriente Médio e Ásia.

O Complexo possui uma infraestrutura completa, pronta para receber empresas logísticas e industriais. Pecém abriga uma Zona de Processamento de Exportação, que oferece benefícios fiscais altamente competitivos para empresas orientadas para a exportação, visando aumentar sua competitividade no mercado internacional. O Complexo do Pecém é hoje espaço de avanço e crescimento no Ceará, com o objetivo de viabilizar o desenvolvimento industrial, econômico e social do Estado. Em 2019, o Porto de Pecém movimentou 18,1 milhões de toneladas de carga.

Fundação Green Award

O Green Award certifica petroleiros marítimos e químicos, navios graneleiros, navios GNL e GLP, navios porta-contêineres, navios offshore, RoRo, barcaças de navegação interior e navios fluviais. Seus critérios de avaliação abrangem aspectos ambientais, de qualidade e segurança, e desempenho da gerência e da tripulação. Com essa abordagem abrangente e uma equipe diversificada de especialistas do setor que apoiam o esquema, o Green Award garante a qualidade de suas auditorias e o valor real de seu certificado.

Com mais de 145 portos e outras organizações relacionadas ao setor marítimo que oferecem descontos para empresas e navios certificados, a iniciativa motiva os armadores e gerentes a investir nas melhorias a bordo e em terra e serve como uma ferramenta confiável de Responsabilidade Social Corporativa e redução de risco para as companhias de navegação participantes, portos e prestadores de serviços marítimos.