Secretário da Saúde do Ceará tira dúvidas sobre coronavírus em transmissão ao vivo

5 de junho de 2020 - 18:20 # # #

Diego Sombra - Ascom Sesa Texto
Jeorge Farias Arte gráfica

O Secretário da Saúde do Ceará, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho (Dr. Cabeto), participou de uma transmissão ao vivo pelas redes sociais na tarde desta sexta-feira (5) com um dos criadores do personagem Suricate Seboso. O encontro online teve como objetivo tirar dúvidas a respeito do coronavírus e analisar o cenário epidemiológico no Estado.

De acordo com Dr. Cabeto, as medidas de prevenção adotadas até o momento foram fundamentais para conter a transmissão da Covid-19 e, com isso, garantir o bom funcionamento das unidades da rede estadual. “O Ceará fez um isolamento bem precoce, e isso foi muito bom. Contamos com a participação do cidadão cearense, o que fez com que a gente retardasse as previsões de um grande número de casos ao mesmo tempo”, ressalta.

Em conversa com Leo Suricate, um dos criadores do personagem Suricate Seboso, Dr. Cabeto falou sobre temas como testagem da população, atendimento nas unidades e a retomada das atividades econômicas no Estado, respondendo perguntas dos internautas. Apesar da redução da incidência da doença em algumas regiões do Ceará, o gestor reforçou que, neste momento, a população deve continuar respeitando o isolamento. Segundo Dr. Cabeto, a atitude é fundamental para a abertura gradual da economia.

“Quanto mais a gente consegue cumprir o isolamento, menos casos da doença a gente vai ter. O que aconteceu no Brasil todo e no Ceará? Muita gente foi pra rua, tentou abrir loja, andou na rua sem máscara. Isso tudo fez com que o número de casos em algumas regiões aumentasse. Quando faz isso, você retarda a abertura. O que significa isso? Você vai prejudicar a sociedade”, frisa.