Cearenses recuperados no interior do Estado tiram lições da doença

9 de junho de 2020 - 16:40 # # #

Thiago Conrado - Ascom HRSC - Texto
Tjeorge Farias - Artes Gráficas

Rafael Pacheco, 33, não esquece o sofrimento causado pela Covid-19. “Qualquer movimento que eu fazia me deixava cansado. Quando estava internado, fui ao banheiro tomar banho. Só bastou três a quatro segundos para a água cair em cima de mim e eu não me aguentar de pé. Era uma situação agonizante”, conta.

Morador de Quixeramobim, o representante comercial passou cinco dias internado no Hospital Regional do Sertão Central (HRSC), da rede da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), do Governo do Estado. Após se recuperar da doença e receber alta no dia 1º de julho, Rafael expõe o sentimento de gratidão por estar vivo e principalmente com saúde.

“O pessoal cuidou muito bem de mim. Só tenho a agradecer por tudo. Por fim, quero reforçar que as pessoas entendam o problema. A prevenção é o melhor remédio. Não queiram se conscientizar somente quando passar por esse problema”, alerta.

Lição compartilhada

O consultor de vendas Willame Queiroz, 33, também sentiu na pele as consequências do coronavírus. Ele procurou a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em Quixadá, município onde mora, após se sentir mal. “Foram aparecendo os sintomas como febre, tosse e cansaço”, diz.

Willame recebeu a confirmação de que estava com Covid-19 ao realizar o teste rápido. Com a piora do quadro de saúde, ele foi encaminhado no dia 16 de maio para o HRSC. Na unidade localizada em Quixeramobim, o paciente ficou internado uma semana, sendo cinco na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e dois na Enfermaria Covid.

“Não foi fácil os dias que passei na UTI. Os sintomas são muito ruins. Graças a Deus fui melhorando e não precisei ficar entubado. As pessoas deveriam levar essa doença a sério. Não é brincadeira”, ressalta.

Com todo apoio e dedicação da equipe multiprofissional, Willame conseguiu vencer o novo coronavírus e pôde ir para casa do dia 21 de maio. “Meu atendimento foi nota 10. Os profissionais ficavam perguntando direto se eu estava bem. Agradeço a todos que me ajudaram a vencer essa doença”.


Atendimento

O HRSC é referência no atendimento para casos graves de Covid-19 na Região de Saúde do Sertão Central, que abrange 20 municípios e cerca de 650 mil habitantes. A unidade conta com 40 leitos de UTI Adulto e 62 de enfermaria para o atendimento de casos de coronavírus. Além disso, o HRSC dispõe de um hospital de campanha com outros 40 leitos de enfermaria.

“O nosso serviço tem se mostrado de grande importância para os pacientes com Covid-19 que necessitam de uma assistência mais especializada. Com esse trabalho, estamos conseguindo salvar dezenas de vidas”, destaca o diretor-geral do HRSC, Marcelo Theophilo Lima.

Segundo o IntegraSUS, plataforma de transparência da Saúde do Ceará, 48.847 pessoas já se recuperaram do coronavírus no Ceará até o dia 8 de junho. Os dados disponíveis no portal são atualizados diariamente, às 17h.

Leia mais:

Série de reportagens traz relatos de pessoas recuperadas no Ceará
“Me senti a mulher mais feliz do mundo”, diz mãe de bebê recuperado de Covid-19
Idoso comemora alta e conta experiência no enfrentamento à doença
“Eu tive atendimento de anjos”, conta mulher recuperada que deu à luz em UTI