Hemoce celebra Dia Mundial do Doador de Sangue

12 de junho de 2020 - 12:28 # # #

Natássya Cybelly - Ascom do Hemoce - Texto

Em comemoração ao Dia Mundial do Doador de Sangue, celebrado em 14 de junho, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), da rede pública da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), do Governo do Estado, terá uma programação especial nas unidades em Fortaleza. Nos dias 12, 13 e 14 de junho, a data será celebrada com o intuito de homenagear os doadores e convidar a população a doar sangue.

O Hemoce tradicionalmente comemora o Dia Mundial do Doador de Sangue com eventos, serviços de beleza e atrações musicais. Neste ano, por conta da pandemia, a programação é focada em ações de marketing voltadas aos doadores. A iniciativa conta com o apoio das empresas Mc Donald´s, Sorvetes Frosty, Pardal Sorvetes, Betânia, Ceará Sporting Club, Fortaleza Esporte Clube e Instituto Pró-Hemoce.

“A população cearense é a nossa principal aliada na missão de salvar vidas. É um povo solidário que a gente sempre pode contar. Então, este ano o Hemoce se reuniu com parceiros para fazer da data um dia mais especial”, explica Nágela Lima, coordenadora da captação de doadores.

Renato Olímpio foi um dos que se comprometeu com a causa solidária e doou sangue pela primeira vez durante a pandemia. “Sempre tive vontade de doar. Com a redução na carga horária do meu trabalho, consegui um tempo. Ajudar ao próximo sempre será prioridade na minha vida, independentemente do momento”, ressalta. Renato aproveita, ainda, para fazer um convite especial a quem ainda não é doador. “Doem, não dói, não demora e a satisfação de saber que estará ajudando diretamente alguém é o melhor pagamento que você irá receber na vida”, afirma.

Horário Especial

Para que os voluntários possam celebrar o Dia Mundial do Doador salvando vidas, o Hemoce estará neste fim de semana com um horário diferenciado. Em Fortaleza, a sede vai funcionar no sábado e no domingo, das 7h às 17h30. O posto de coleta na Praça das Flores também irá abrir no fim de semana, das 7h às 18h. Já o posto do Rio Mar Fortaleza funcionará no sábado, de 12h às 20h.

No interior do estado, o Hemoce Sobral vai abrir no sábado, de 8h às 13h. Já os hemocentros regionais em Quixadá e em Iguatu vão funcionar apenas no domingo, de 7h às 11h e de 7h às 13h respectivamente. Na região do Cariri, o Hemoce Crato abre no sábado, de 7h às 12h, e o hemonúcleo de Juazeiro do Norte, no domingo, de 7h às 12h.

Prevenção

Desde o início do isolamento social no Ceará, o Hemoce adotou medidas de prevenção para continuar recebendo os doadores. Para evitar aglomerações, o atendimento acontece com hora marcada. O voluntário agenda dia, horário e local ou por meio dos telefones de contato das unidades em Fortaleza e no interior. Entre março e maio deste ano, foram coletadas 21.167 bolsas de sangue em todas as unidades do Estado. “A população atendeu aos pedidos do Hemoce e manteve a solidariedade em dia. Nós ficamos extremamente agradecidos pela generosidade, pois, mesmo diante do isolamento social rígido, as pessoas saíram de casa para salvar vidas”, disse Nágela.

Doador regular do hemocentro regional em Sobral desde 2014, Everton Marques já realizou 15 doações e sabe da relevância do gesto de solidariedade. “Quase três anos atrás, a minha mãe precisou receber sangue durante um tratamento de saúde. Nesse período, eu já era doador. Então, sei da importância desse ato de amor ao próximo. Me sinto muito feliz em saber que contribui diretamente para salvar vidas”, afirma.