Grupo Bagaceira de Teatro é o convidado do Programa ‘Nós no Batente’, no Porto Dragão

15 de junho de 2020 - 13:56 # # # # # #

Ascom Porto Dragão


Comemorando 20 anos de trajetória, o Grupo Bagaceira de Teatro é coletivo convidado para apresentar sua arte no 5º episódio da série “Nós no Batente” que vai ao ar nesta quarta, (17/06), no canal do Youtube do Porto Dragão

Após o grande sucesso dos 04 episódios que já foram ao ar do programa “Nós no Batente”, com a contribuição dos coletivos Cia Prisma de Artes, N-Infinito, Pavilhão da Magnólia e Dança-Libras, chegou a vez do Grupo Bagaceira de Teatro entrar em cena para mostrar sua trajetória, pluralidade na arte e como estão enfrentando os desafios para se manterem ativos neste momento de pandemia.

Referência no cenário das artes cênicas pelo Brasil, inspirado no teatro experimental, o Grupo Bagaceira criou sua própria expressão, trazendo um novo olhar sobre a produção teatral cearense. Através de espetáculos autorais, vem construindo uma linguagem cênica peculiar, misturando referências plurais e pautando assuntos de diferentes cunhos, desde cidadania e direitos sociais e políticos, como a peça “Meire Love”, a expressões mais lúdicas e educativas, voltadas para o público infantil, como a peça “O Senhor Ventilador”. Desde seu surgimento em 2000, mantém uma produção ininterrupta, construindo, desse modo, um repertório diversificado com espetáculos para palco e rua, com peças que se mantêm vivas e em atividade por diversos anos.

Vale ressaltar a acessibilidade do projeto, uma vez que todos os episódios contam com a janela de intérpretes de LIBRAS e audiodescrição, além da opção de legendas disponibilizada no próprio Youtube, reforçando o papel enquanto instituição cultural de democratizar a arte e cultura.

Grupo Bagaceira de Teatro

Atuando de maneira marcante, o Bagaceira já esteve presente em importantes programações culturais pelo Ceará e Brasil, participou de grandes festivais e conquistou mais de 50 relevantes prêmios. Hoje, com 20 anos de intenso trabalho, o grupo é dono de um repertório consistente. Montou dezenas de espetáculos, esquetes e contabiliza milhares de apresentações. Atualmente, é composto por Rafael Martins, Ricardo Tabosa, Rogério Mesquita, Tatiana Amorim e Yuri Yamamoto.

Algumas das obras criadas ao longo desses 20 anos de história, voltadas para os públicos adulto e infantil, são: as peças Lesados, O Realejo, Meire Love, A Mão na Face, Interior, Fishman; os infantis O Pequeno Casaco Solitário, O Sr. Ventilador; os curtas-metragens On My Own, Ao Vento e o longa-metragem Inferninho (coprodução com Marrevolto Filmes e Tardo Filmes, o longa já circulou em festivais por todo o Brasil e por países como Holanda, Inglaterra, Portugal, Espanha, Alemanha, Uruguai, Argentina).

“Nós no Batente” e Próximos Episódios

Toda quarta-feira, um novo episódio vai ao ar às 19h30 no Youtube do Porto Dragão, um convite aos amantes e curiosos das artes cênicas a acessarem também os episódios já exibidos da série. Todos estão disponíveis para acesso no canal: Cia. Prisma de Artes, N-Infinito, Pavilhão da Magnólia e Dança Libras.

Os próximos episódios terão como destaque os grupos: Teatro Máquina, Cia. Dita, Coletivo Yabás, Grupo Expressões Humanas e Laboral Crew.

O programa é uma série documental de 10 episódios, produzida pelo Porto Dragão, em parceria com a Prodança e o Levante – Teatro de Grupo, que mostra um panorama do viver de arte através de entrevistas com grupos do teatro e da dança do Ceará. Um convite a conhecer e pensar em quem está no batente do fazer artístico desta vida que segue, junto ou separado, nessa arte que pulsa diante de tudo e apesar de tudo.

Porto Dragão

Investindo em uma produção de conteúdos própria, o “Nós no Batente” é o segundo programa idealizado e realizado pelo Porto Dragão, sendo o primeiro o Porto Dragão Sessions (2018), recentemente disponibilizado na íntegra no Youtube da instituição, que mostra um panorama da música cearense atual.

O Porto Dragão é uma instituição cultural da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, gerido pelo Instituto Dragão do Mar e suas ações integram o Hub Cultural do Ceará, que configura-se como um conjunto de ações de articulação, aceleração e impulsionamento de projetos artísticos-culturais, potencializando a profissionalização, produção e circulação de trabalhos, artistas e trabalhadores da cultura cearense.

Serviço

Programa “Nós no batente”, com Grupo Bagaceira de Teatro

Episódio 5, em 17/6, quarta-feira, 19h30
Canal do Porto Dragão no Youtube
Youtube.com/PortoDragao
@portodragaoce (Instagram)