PMCE inicia Instruções de Táticas Individuais com policiais militares

19 de junho de 2020 - 17:07 # # # #

Ascom PMCE - Texto e Fotos

 

A Polícia Militar do Ceará (PMCE), com o objetivo de proteger os homens e mulheres que compõem a corporação, iniciou, nessa quinta-feira (18), as Instruções de Táticas Individuais (ITIs). A iniciativa, que visa capacitar os agentes de segurança acerca de protocolos de sobrevivência policial em situações de riscos durante os períodos de folga, foi instituída pelo comando geral da PMCE.

As instruções iniciaram com os policiais militares integrantes das 1ª e 2ª Companhias do 5° Batalhão da Polícia Militar (Centro e Monte Castelo, respectivamente), e também na 1ª e 2ª Companhias do 6° Batalhão da Polícia Militar (Parangaba e Montese, respectivamente).

“Esse programa se divide em duas fases. A primeira trata de uma difusão de informações de ações preventivas, com procedimentos que os policiais devem levar em consideração ao sair de casa, quando estão com a família, e em locais públicos. O treinamento também focará sobre como e onde portar a arma de fogo, como mantê-la sempre pronta para uma possível utilização em casos de riscos, além de orientações básicas. A segunda fase será composta por instruções pontuais nos diversos batalhões da Capital, devendo se estender para a Região Metropolitana e interior do Estado, quando eles aprenderão técnicas de sobrevivência policial tanto em veículos próprios, quanto a pé”, explica o comandante da Polícia Militar do Ceará, coronel Alexandre Ávila.

As aulas estão sendo ministradas por militares que compõem o Batalhão de Operações Especiais (Bope) e o Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio). Conforme dito pelo comandante geral da PMCE, o intuito é estender as ações para os demais batalhões do Estado e contemplar o maior número possível de policiais militares.