Isenções da Cagece: alívio financeiro por mais dois meses para famílias beneficiadas

22 de junho de 2020 - 11:39 # # #

Ascom Cagece - Texto
Arquivo Pessoal - Fotos

Natural de Paraipaba, a vida de Luciana Alves mudou bastante depois que chegou em Fortaleza há sete anos. Hoje moradora do bairro São Cristóvão, foi na vida agitada da capital que ela construiu um lar, casou e foi mãe de Arthur e Beatriz. O marido, que trabalha como motorista de carro-forte afastou-se das atividades porque testou positivo para coronavírus. Com isso, as horas extras que fazia para complementar a renda da família foi reduzida.

O suspiro nas contas que chegariam nos próximos meses veio quando Luciana soube que o Governo do Ceará havia prorrogado o benefício de isenção das faturas da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), para imóveis de padrão básico, que consomem até 10 m³ por mês. “O sentimento foi mais que bom. Sentimos como se estivéssemos ganhando aquela água. Como se fosse um presente pra nós em um momento difícil. Mas diante das nossas economias e cuidados com o consumo, nós achamos que merecemos isso”, destaca Luciana.

Assim como a isenção de faturas, o Governo do Ceará também prorrogou, pelo mesmo prazo, a suspensão da tarifa de contingência para imóveis de padrões básico e regular localizados na capital e Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).

Ao todo, cerca de 584 mil famílias cearenses já foram beneficiadas com a isenção de faturas e suspensão da tarifa de contingência no mês de maio. Desse total, cerca de 377 mil tiveram as faturas zeradas, pagas pelo Governo do Ceará. Outras 206 mil tiveram a tarifa de contingência suspensa.

Ainda em Fortaleza, no bairro Barroso, Marcelo Lima também ficou satisfeito com a prorrogação dos benefícios. “Eu achei muito importante a prorrogação da medida porque muitas pessoas ficaram desempregadas nessa pandemia e eu fui uma delas. A minha esposa, por exemplo, também teve uma redução de 50% no salário e isso impactou bastante no nosso orçamento em casa. Saber da renovação da medida deu um alívio pra gente,” destaca Marcelo.

Na área norte da cidade, no bairro Quintino Cunha, a estudante de turismo Janielle Pereira divide a casa com os pais e cinco animais de estimação. Mesmo com a família passando mais tempo em casa, Janielle diz que sempre tenta economizar o máximo possível. “Embora a conta daqui de casa não venha muito cara, já é menos um gasto. Como eu não estou trabalhando, fica bem mais fácil de conseguir equilibrar as economias. Ainda bem que a medida foi prorrogada”, relata.

Benefício no interior do estado

No interior do estado, no distrito de Sebastião de Abreu, em Pentecoste, o trabalhador autônomo Manoel de Freitas afirma que a isenção ajudou a economizar dinheiro para outros gastos, como na compra de remédio e alimentação. ” Sou muito grato pela prorrogação dessa medida. Nas condições de pandemia que a gente se encontra, não é bom tá gastando água demais. Aqui, moramos eu e minha mãe. Essa isenção ajuda a gente a não sair de casa. O dinheiro que sobra já serve para comprar uma alimentação melhor para ela, também”, ressalta Manoel.

Em Juazeiro do Norte, Raquel dos Santos trabalha como atendente de telemarketing. Ela também foi beneficiada com a isenção de faturas da Cagece. Para ela, o benefício tem sido significativo. “É uma medida necessária e satisfatória, tendo em vista a necessidade das famílias cearenses, principalmente levando em conta o lado financeiro, que acaba ficando comprometido por conta da pandemia”, diz.

Atenção para o consumo de água

Junto com a notícia da prorrogação do benefício, Luciana foi surpreendida com a cobrança da fatura no mês de junho. A família havia ultrapassado a meta de 10 m³ no volume de água consumido no mês. Imediatamente, a moradora do bairro São Cristovão acendeu o alerta para economia de água.

“Mesmo dentro da quarentena, a gente estava conseguindo manter uma rotina que estava garantindo a isenção. Não pagar água nesses meses difíceis motiva a gente a querer continuar economizando. Tivemos uma situação ruim recentemente, onde meu marido pegou coronavírus e ficou 12 dias em casa. Isso mudou o consumo aqui. Foram mais banhos e mais gastos com água que antes não tínhamos. Perdemos a isenção desse mês mas já estamos economizando para receber novamente no próximo”, diz Luciana.

Saiba Mais

A prorrogação dos benefícios de isenção de faturas e suspensão da tarifa de contingência foi anunciada pelo governador Camilo Santana no último dia 16 de junho. A iniciativa beneficia diretamente famílias em situação de vulnerabilidade social, diante da pandemia de coronavírus.

Os benefícios haviam sido concedidos no início do período de isolamento social, pelo prazo de três meses (abril, maio e junho). Com a prorrogação, os benefícios ficarão mantidos para os meses de julho e agosto, seguindo as mesmas condições. A medida faz parte das ações estratégicas do Governo do Ceará no combate ao coronavírus no estado e tem como objetivo garantir a prestação dos serviços para as famílias de baixa renda.

Serviço

A Cagece disponibilizou, no portal da companhia, um tira dúvidas para que a população possa saber quem tem direito e quais as condições para garantir os benefícios.

Para tirar as dúvidas acesse: https://www.cagece.com.br/produtos-e-servicos-isencoes-na-fatura/