Nutec doa resina para fabricação de respiradores

23 de junho de 2020 - 10:36 # # # #

Ascom Nutec - Texto e Fotos

A iniciativa faz parte das diversas ações que a instituição vem desenvolvendo para ajudar no combate à Covid-19

O Núcleo de Tecnologia e Qualidade Industrial do Ceará (Nutec) vem realizando diversas iniciativas para ajudar no combate ao coronavírus no Estado. Nesse contexto, na última sexta-feira (19), a instituição doou 10 quilos de resina para o CriarCE, programa da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece). A finalidade é a fabricação de respiradores em impressoras 3D, destinados para os hospitais públicos do Ceará.

“A resina para impressora 3D permite a fabricação de respiradores de melhor qualidade, pois a matéria-prima evita que o ar vaze, diferente do filamento”, explica o coordenador do CriarCE, Thiago Barros.

As instituições estão atuando de forma colaborativa para aumentar os estoques de EPIs e, agora, para a fabricação de respiradores.

Resina

Diferentemente das impressoras FDM que utilizam o calor para derreter o filamento, a impressora 3D SLA/DLP (RESINA) utiliza uma tela de projeção digital, o que faz com que o processo de impressão ocorra próximo à temperatura ambiente, e as peças impressas não sofram expansão ou contração térmica. Nas impressoras com tecnologia SLA /DLP a precisão de impressão é muito alta, inclusive com formas complexas como o diâmetro do laser que solidifica a resina é muito pequeno.