CGE promove webinar sobre Auditoria Interna no Poder Executivo e nas Estatais

26 de junho de 2020 - 16:55 # # # # # #

Ascom CGE

O encontro é mais um Fórum Permanente de Controle Interno e será realizado na quarta-feira, 01 de julho, às 9h, pela plataforma Webex

Para apresentar a metodologia do Modelo de Capacidade de Auditoria Interna (IA-CM) e as experiências da aplicação na Administração Direta e nas Estatais, a Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado do Ceará (CGE) promoverá na quarta-feira, 01 de julho, às 9h, o webinar Modelo de Capacidade de Auditoria Interna (IA-CM) no Poder Executivo e nas Estatais. O webinar é mais uma edição Fórum Permanente de Controle Interno, direcionado aos auditores internos de empresas estatais, autarquias e fundações, assessores de controle interno dos órgãos e entidades estaduais, e auditores de controle interno da própria CGE.

“Esse 46º Fórum faz parte do projeto de implantação da metodologia IA-CM no Estado do Ceará. Vamos orientar os profissionais atuantes na área de auditoria quanto a importância da uniformização de procedimentos e práticas da função de auditoria interna. Nossa intenção é incentivar e capacitar as unidades de auditoria interna dos órgãos do Poder Executivo estadual e empresas estatais a adotarem o Modelo de Capacidade de Auditoria Interna (IA-CM)”, explicou o secretário executivo da CGE, Marconi Lemos.

“A Auditoria Interna é um relevante instrumento para a administração pública que pode auxiliar aos órgãos a garantir o alcance dos seus objetivos institucionais. Essa metodologia visa possibilitar a identificação dos elementos necessários para o desenvolvimento de uma auditoria interna efetiva no setor público”, destacou.

Esta edição do Fórum contará com a participação de Susana Amaral pelo Banco Mundial, Sérgio de Paula e Tiago Lucas da Controladoria-Geral da União (CGU), Débora Severino da Controladoria-Geral de Minas Gerais (CGE/MG), Liane Angoti da Controladoria-Geral do Distrito Federal (CG/DF), e Carlos Jesus do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).

O que é o IA-CM?

O Modelo de Capacidade de Auditoria Interna (IA-CM) para o setor público, desenvolvido em 2009 pelo Instituto dos Auditores Internos (IIA) com apoio do Banco Mundial, é uma metodologia internacionalmente reconhecida que visa possibilitar a identificação dos elementos necessários para uma auditoria interna efetiva, de modo a fornecer um plano sequencial, lógico e evolutivo para o desenvolvimento da auditoria.

O IA-CM é atualmente a ferramenta estratégica nacional recomendada aos membros do Conaci, com o objetivo de fortalecer a atividade de auditoria interna governamental no Brasil, mediante a parceria instituída desde 2014 entre o Conaci e o Banco Mundial (World Bank).

Serviço:

46º Fórum Permanente de Controle Interno
Webinar: Modelo de Capacidade de Auditoria Interna (IA-CM) no Poder Executivo e nas Estatais
1 de julhoquarta-feira
Das 9h às 12h