Draco da Polícia Civil encontra arsenal em imóvel abandonado na Capital

16 de julho de 2020 - 17:25 # # # #

Ascom PCCE

O material estava sob restos de material de construção em um compartimento do imóvel com sinais de abandono

O trabalho de inteligência policial com o objetivo de combater a atuação de integrantes de organizações criminosos no Estado resultou nas apreensões de sete armas de fogo que seriam utilizadas para a prática de diversos crimes. A Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), com apoio da Coordenadoria de Inteligência (Coint) da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), localizou quatro pistolas, duas espingardas e um revólver em um imóvel abandonado na comunidade Jardim Violeta, no bairro Barroso, na Área Integrada de Segurança 3 (AIS 3) de Fortaleza. O arsenal foi encontrado na tarde dessa quarta-feira (15), em ação conjunta de policiais civis e penais do Estado.

Levantamentos realizados pelos setores de inteligência da Draco e da SAP permitiram que os agentes do Estado localizassem o endereço que seria utilizado por um grupo criminoso com atuação na área como esconderijo de materiais ilícitos. As armas foram encontradas envoltas em um pano branco e dentro de uma mochila. O material estava sob restos de material de construção em um compartimento do imóvel com sinais de abandono. Além das quatro pistolas, duas espingardas e de um revólver, foram recolhidas 35 munições. O armamento foi levado para a sede da Draco, no Complexo de Delegacias Especializadas (Code), no bairro Aeroporto.

Agora as investigações continuam no intuito de identificar os responsáveis pela posse das armas, bem como integrantes de organizações criminosas que atuam na área. O delegado adjunto da Draco, Alceu Viana, conta como os agentes chegaram até o material. “Diante de informações repassadas pela SAP, tratadas pelo Núcleo de Inteligência Policial da Draco e confirmadas por levantamentos em campo, as equipes de policiais se dirigiram ao local indicado e passaram a diligenciar no sentido de localizar as armas. Vários indivíduos foram abordados antes de chegarmos até as armas. Foi possível perceber indivíduos se evadindo quando nos aproximávamos, porém ninguém foi capturado”, detalha.

O armamento será encaminhado para análise técnico-científica de peritos do Núcleo de Balística Forense (Nubaf) da Coordenadoria de Perícia Criminal (Copec) da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce). Os peritos irão verificar no laboratório balístico fragmentos de munições deixadas nas armas para comprovar o uso delas em crimes cometidos na região e assim elucidar casos que são investigados pela Polícia Civil.

Ações da Draco nas últimas semanas

Na última sexta-feira (10), a Draco já tinha retirado das mãos de criminosos 1.272 munições de calibres usados em revólveres, pistolas e espingardas. O material foi encontrado nos bairros Bom Jardim (AIS 2) e Bonsucesso (AIS 6), na Capital. Dois homens que mantinham o arsenal em imóveis foram presos em flagrante e autuados pelo crime de comércio ilegal de arma de fogo, com base no Estatuto do Desarmamento e cuja pena prevê prisão de até 12 anos de reclusão. De acordo com levantamentos da Draco, as munições serviriam para abastecer uma organização criminosa em atividades ilícitas naquela região da cidade.

Nos dias 7 e 8 de julho, a Draco, com o apoio do Departamento de Inteligência Policial (DIP), deu início à Operação Focus, com a prisão de Francisco Cilas de Moura Araújo (44), o “Mago”, um dos criminosos que aparecia na lista dos mais procurados do Estado. Ele foi preso em um apartamento em Teresina, no Piauí. No dia seguinte, na segunda fase da operação, a Polícia Civil prendeu mais sete suspeitos em Caucaia e apreendeu dez armas de fogos.

No início de julho deste ano, a Polícia Civil e a SAP se uniram em uma operação conjunta na comunidade da Rosalina, no bairro Barroso, com o objetivo de fiscalizar 31 pessoas que se encontram com o monitoramento eletrônico ativo. Na mesma área, no dia 23 de junho, a Draco e a Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core) da Polícia Civil prenderam um homem apontado como chefe de uma organização criminosa na Rosalina. Com Francisco José da Silva (38), conhecido por “Zeca”, os policiais civis apreenderam quatro armas de fogo, sendo dois revólveres calibre 38, uma pistola calibre .40, uma espingarda calibre 12, dois carregadores e 63 munições de calibres variados.

Denúncias

Para combater a atuação de grupos criminosos no Estado, a Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) conta com a participação da população para repassar informações que auxiliem os trabalhos investigativos. Por isso, a unidade especializada da Polícia Civil do Ceará mantém um número de WhatsApp para receber denúncias de ações criminosas em todo o Estado. A população pode enviar mensagens de texto, áudios, fotos e vídeos para o número (85) 98969-0182.

As denúncias também podem ser feitas, por meio de ligação gratuita, para o 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). O sigilo e o anonimato são garantidos.