Nóis de Teatro realiza sarau aberto no canal do Dragão do Mar, na próxima segunda-feira

17 de julho de 2020 - 16:31 # # # #

Ascom Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura

Com participação especial de coletivos da periferia de Fortaleza, o sarau será aberto a artistas que desejam apresentar suas criações. Ação compõe o “Siará Quilombo”, o ciclo programático com curadoria e produção do grupo Nóis de Teatro que dá protagonismo às produções artísticas pretas do Ceará

Desde o início de julho, uma programação diversificada e protagonizada por artistas pretos vem sendo destacada nos canais de comunicação do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Concebido em parceria com o grupo Nóis de Teatro, responsável pela curadoria e produção do ciclo programático, o “Siará Quilombo” continua e traz, na próxima segunda-feira, 20 de julho, às 21h, no canal do Dragão no YouTube, o “4º Alvoroço: microfone aberto online”, um sarau virtual aberto a artistas que tenham interesse em apresentar publicamente seus trabalhos. O sarau contará com a participação especial do Sarau da B1 e Sarau Okupação, dois coletivos das periferias de Fortaleza, e será apresentado pelo músico percussionista, ator e luthier Bruno Sodré e pela atriz, coreógrafa e professora de dança Doroteia Ferreira.

Em plataforma aberta indicada na live, os interessados poderão acessar a sala de transmissão ao vivo e performar suas poesias, cenas e escritos. Conforme Altemar di Monteiro, diretor do Nóis de Teatro e coordenador de curadoria do Siará Quilombo, a quarta edição do Alvoroço celebra um ano do projeto, realizado por ocasião do Encontro Estadual de Saraus, que aconteceu na sede do Nóis de Teatro. Inicialmente com apresentações presenciais, com a necessidade do isolamento social, o projeto foi adaptado e acontece, pela primeira vez, no ambiente virtual. Além de festejar a rica produção cultural periférica, o sarau contribui para os atuais processos de pesquisa e debate sobre arte e cidade e suas possibilidades dramatúrgicas.

Sobre os mestres de cerimônia

Bruno Sodré | @sodrebatuqueiro

Músico percussionista, ator e lutier, pesquisa folguedos populares, música experimental e contemporânea. Coordena o projeto Brincantes Sonoros, técnico no Nóis de Teatro e coordenação artística do Maracatu Nação Bom Jardim.

Doroteia Ferreira | @dorohferreira

Dançarina, atriz e coreógrafa, atuante no Nóis de Teatro desde 2012. Intérprete-Criadora formada pelo Curso Técnico em Dança do Ceará. Formada em Educação Física, também é leciona dança no Centro Cultural do Grande Bom Jardim.

Sobre os convidados

Okupação

Movimentação que surge em outubro de 2016 no bairro Antônio Bezerra, agregando o Sarau Okupação, a Biblioteca Comunitária Okupação e o Slam da Okupa.

Sarau da B1

Movimento independente realizado pelas e pelos Poetas de Lugar Nenhum, na periferia de Fortaleza, especificamente no Jangurussu. Está em sua 56º edição, com muita poesia, música, teatro, capoeira, sorteio de livros e resistência nas quebradas.

Até o início de agosto, outras ações surpreenderão o público nos canais de comunicação do Dragão do Mar, onde o Nóis de Teatro atuará com ações de debate e visibilidade da comunicação e do protagonismo preto online, seja nos stories e no feed, além do site e canal do Dragão no YouTube. Mais detalhes sobre a programação do Siará Quilombo podem ser encontrados no site do Dragão do Mar (www.dragaodomar.org.br).

Siará Quilombo

Siará Quilombo é um projeto que celebra a força e a potência dos artistas pretes do Ceará a partir do que o Nóis de Teatro chama de “aquilombamento virtual”: arte e comunicação como estratégia de enfrentamento ao racismo. A fim de contribuir com a visibilidade dos/das artistas e coletivos pretes cearenses e ampliar o debate sobre o protagonismo preto na produção cultural brasileira, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC) convidou o Nóis de Teatro para realizar o pensamento curatorial bem como para utilizar os canais de comunicação do Dragão como veículo de expressão artística e debate de pautas pertinentes ao tema. A programação homenageia a memória de Thina Rodrigues, cofundadora e ex-presidente da Associação de Travestis do Ceará (Atrac). O Siará Quilombo conta com a coordenação de curadoria de Altemar Di Monteiro e produção de Kelly Enne Saldanha e Henrique Gonzaga, que também são apresentadores junto com Bruno Sodré e Doroteia Ferreira; Batuta assume a técnica de vídeo e a interpretação de Libras é feita por Roberto Junior Negão e Grazi Gomes.

Serviço:

Siará Quilombo – 4º Alvoroço: microfone aberto online
Data: 20 de julho (segunda-feira)
Horário: 21h
Local: canal do Dragão do Mar no YouTube
Acesso gratuito e livre | Acessível em libras