Mergulhadores de Resgate do Corpo de Bombeiros e Ciopaer realizam treinamento no Moura Brasil

23 de julho de 2020 - 17:13 # # # #

Ascom SSPDS

A 1ª Companhia de Mergulho de Resgate do Batalhão de Busca e Salvamento (1ª CMR/BBS – Quartel do Moura Brasil) do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) participou de uma instrução de prevenção aquática com servidores da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). O treinamento no céu e na água aconteceu na última dessa terça-feira (21), no bairro Moura Brasil, em Fortaleza.

O treinamento no mar foi realizado nas proximidades da sede da 1ª Companhia de Mergulho de Resgate. Os bombeiros militares e os profissionais da Ciopaer trabalham de modo integrado no apoio e auxílio mútuo nos treinamentos. Por atuarem conjuntamente em cenário real, é fundamental o alinhamento tático e técnico das manobras e procedimentos, em prol da segurança e eficiência das operações conjuntas.

Durante a instrução os profissionais trabalharam duas técnicas. “Hello Casting” é a técnica em que o tripulante salta da aeronave para o mar. Já a técnica “McGuire” é quando o tripulante e/ou vítima são içados para a aeronave, usando o equipamento McGuire. Essa técnica foi muito utilizada na Guerra do Vietnã (técnica de exfiltração).

A equipe de mergulhadores de resgate do Corpo de Bombeiros que realizou o treinamento foi composta pelo subtenente Daniel, cabo Moura, soldado Cavalcante e soldado Juscelino.