Sesa cria grupo de trabalho para fortalecer atendimento pediátrico no Ceará

23 de julho de 2020 - 18:13 # # #

Márcia Ximenes - Ascom Sesa Texto e Foto

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) criou o grupo de trabalho que vai planejar a reestruturação da rede de atendimento pediátrico na Região de Saúde de Fortaleza. A iniciativa tem como objetivo debater e planejar a transição, de forma gradual, do serviço de Pediatria do Hospital Geral de Fortaleza (HGF) para o Hospital Infantil Albert Sabin (Hias).

A criação do grupo aconteceu em uma reunião realizada no Hospital Infantil Albert Sabin nesta quinta-feira (23). O encontro contou com a participação de representantes da Sesa, do HGF e do Hias. A Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza (SMS) e outras unidades da rede estadual, como o Hospital Geral Waldemar de Alcântara (HGWA), também serão convidadas para compor o grupo de trabalho, que terá reuniões semanalmente.

“A expectativa é que possamos pensar juntos não simplesmente em uma transferência do serviço de um lugar para outro, mas em uma reestruturação da rede de atendimento de pediatria em nosso Estado”, enfatiza a secretária executiva de Atenção à Saúde e Desenvolvimento Regional da Sesa, Josenília Gomes.

Atendimento especializado

O Hospital Infantil Albert Sabin é referência no atendimento terciário em Pediatria no Ceará. A diretora-geral do Hias, Patrícia Jereissati Sampaio, ressalta a importância da transferência do serviço para a unidade. “Nós enxergamos com bons olhos esse abraçar gradual do serviço de pediatria do HGF aqui no Albert Sabin, porque é a oportunidade de centralizar, em um mesmo espaço, o serviço pediátrico de alta complexidade”, explica.

O diretor-geral do HGF, Daniel de Holanda Araújo, explica que a reestruturação da rede pediátrica no Ceará terá uma mudança positiva para a unidade. “A reorganização dos leitos pediátricos vai possibilitar intensificar uma série de ações que são vinculadas ao nosso atendimento da emergência. Cito, notadamente, especialidades como hematologia, urologia, oncologia, cirurgia vascular e ortopedia, que terão uma demanda mais efetivamente resolvida”, explica

A chefe do serviço de Pediatria do HGF, Elizabeth Véscia, reforça a participação da Pediatria da unidade no processo de reestruturação do serviço. “A melhoria do atendimento pediátrico em nosso estado é a bandeira que nós, pediatras, devemos ter. O serviço de pediatria do HGF está sempre sensível e aberto a dialogar para garantir essa melhoria. Com o grupo de trabalho, nós vamos sentar, dialogar, analisar toda essa situação, focando sempre no paciente. O que for melhor para o atendimento desse paciente será feito”, finaliza.