Governo do Ceará inicia segunda fase da pesquisa de soroprevalência em Sobral nesta terça-feira (4)

3 de agosto de 2020 - 16:33 # # #

Teresa Fernandes - Ascom HRN
Tatiana Fortes - Fotos

Nesta segunda-feira, 30 profissionais de saúde passaram por treinamento para a realização dos testes, além dos procedimentos de biossegurança

A segunda fase da pesquisa epidemiológica que avalia o impacto do coronavírus em Sobral terá início nesta terça-feira (4). O levantamento é promovido pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), e pela Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec). A realização do estudo em Sobral é de responsabilidade da Prefeitura do município e do Instituto Opnus. Nesta nova fase, serão realizados 800 testes RT-PCR (Swab) na população.

As pessoas que participarão da testagem serão submetidas a exames de biologia molecular, feitos a partir de secreções coletadas das vias respiratórias (nariz e garganta) por meio do swab, um tipo de haste de plástico com algodões nas pontas. A coordenadora de vigilância epidemiológica e prevenção da Secretaria da Saúde do Ceará, Ricristhi Gonçalves, explica que o inquérito é fundamental para definir as ações de combate à pandemia.

“A pesquisa de soroprevalência que aconteceu em Fortaleza, Iguatu e Sobral é de extrema importância para podermos compreender como a transmissão da Covid-19 se deu nesses três municípios. Essa informação vai orientar os próximos passos sem dúvida alguma nesses três municípios e para as regiões de saúde”, avalia Ricristhi Gonçalves.

Nesta segunda-feira (3), 30 profissionais de saúde entre enfermeiros, dentistas, fisioterapeutas e farmacêuticos passaram por treinamento para a realização dos testes RT-PCR, além dos procedimentos de biossegurança. O treinamento aconteceu no Centro de Ciências da Saúde da Universidade Vale do Acaraú (UVA) facilitado pelo Instituto Opnus e por profissionais do Posto de Coleta do Hospital Dr Estevam.

De acordo com o coordenador de Vigilância do Sistema de Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Sobral, Marcos Aguiar Ribeiro, parte da equipe será a mesma da primeira fase, que realizou outros 800 testes, e será ampliada com novos profissionais, que contarão com o apoio de 10 pesquisadores do Instituto Opnus, 37 estudantes de graduação em saúde da Universidade Estadual Vale do Acaraú, Uninta e Faculdade Luciano Feijão, além dos agentes comunitários de saúde dos territórios.

Testagem

O RT-PCR é o teste de biologia molecular, que detecta a presença do vírus no paciente. São coletadas amostras de secreção do fundo do nariz por meio da introdução de um swab (cotonete). As amostras para o RT-PCR são encaminhadas ao LACEN para análise e os resultados ficam prontos após alguns dias.

Ricristhi Gonçalves explica que ao usar a metodologia do RT-PCR, os pesquisadores buscam partículas do DNA viral. “Sobral vai para a segunda fase e vai ser utilizada apenas a metodologia de biologia molecular, o RT-PCR, que vai ser muito importante para entendermos se ainda está acontecendo transmissão ativa”, define.

O diretor do Instituto Opnus, Pedro Barbosa, detalha que a pesquisa irá comparar a evolução da circulação viral na população. “Na primeira fase, também fizemos testes rápidos para identificar a presença de anticorpos na população. Essa segunda fase é mais específica. Precisamos identificar como está sendo a evolução da circulação viral na população com a reabertura econômica”, avalia. A pesquisa será realizada nos mesmos 40 territórios da primeira fase, mas em domicílios diferentes. Os setores foram selecionados de forma aleatória por sorteio.

Como reconhecer os pesquisadores

Os pesquisadores estão identificados com crachá, portam termos de consentimento para participação e panfleto informativo da pesquisa, além de estarem paramentados com todos os equipamentos de segurança: touca, avental, óculos, máscara e luvas. Todos são treinados para aplicação dos testes e sobre os procedimentos de biossegurança. Acompanhando os pesquisadores estarão ainda os agentes comunitários de saúde. “Pedimos a receptividade das pessoas, que a população se sinta segura em receber os pesquisadores. Essa pesquisa é fundamental para termos um processo de reabertura seguro”, ressalta Barbosa.

 

Ouça:

A coordenadora de vigilância epidemiológica e prevenção da Secretaria da Saúde do Ceará, Ricristhi Gonçalves, fala sobre a segunda fase da testagem e sua importância para Sobral.

A coordenadora de vigilância epidemiológica e prevenção da Secretaria da Saúde do Ceará, Ricristhi Gonçalves, destaca a testagem como um método eficiente para conhecer o processo de transmissão da Covid-19.