Debate online “Do mundo VUCA ao BANI” aborda as consequências da pandemia na inovação

4 de agosto de 2020 - 11:29 # # # # # #

Emília Bedê - Ascom Secitece

Conheça mais sobre esses mundos na próxima live do Conexão Secitece nesta quarta (5), às 17h

Você já ouviu falar em VUCA? O Mundo VUCA é um acrônimo do inglês para Volatile, Uncertain, Complex e Ambiguous que no português fica VICA (Volátil, Incerto, Complexo e Ambíguo).

O conceito foi criado nos anos 1990 para descrever a dinâmica dos acontecimentos no mundo, pautada pelas transformações rápidas e desafios globais e vem sendo aplicado no mercado que utiliza a tecnologia como a força motriz para a criação de novos modelos de negócios, personalizados pelas startups.

Três décadas depois, o VUCA esbarra em um novo paradigma: os impactos e características foram acelerados pela pandemia da COVID-19, trazendo uma espécie de caos ao sistema. Agora o mundo é BANI (Brittle, Anxious, Nonlinear, Incomprehensible) no português QANI (Quebradiço, Ansioso, Não Linear e Incompreensível).

“Mundo VUCA? Já foi. Conheça o BANI” será o tema da próxima live do Conexão Secitece, uma live/debate semanal promovida pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior.

Os convidados desta quarta-feira (05), são os inconformMAKERs Marcos Hirano e Thiago Fernandes (B2INN – Business to Innovation) e o coordenador do CriarCE, Thiago Barros. A mediadora do debate, que terá início às 17h nas mídias sociais da Secitece, será a secretário executiva da Secitece, Nagyla Drummond.

“As coisas no mundo BANI não são simplesmente instáveis, são caóticas, que não são apenas difíceis de prever, mas sim completamente imprevisíveis, ou seja, também não há nesse contexto simplesmente uma ambiguidade, mas uma incompreensão natural de tudo gerada por esse caos”, explica Marcos Hirano.

Conheça os debatedores

Marcos Hirano é Administrador de Empresas pela Universidade Anhembi. Técnico em Processamento de Dados pela Escola Técnica Federal de São Paulo. MBA em Gestão de Portfólio de Projetos e Processos. Cofundador da B2INN – Business to Innovation, que tem como propósito Inovação Para Todos em Todo Lugar, onde tem atuado em busca de inspirar e ajudar na transformação de pessoas e organizações por meio da Inovação.

É um InconforMAKER; coordena cursos de especialização e extensão na área de TI; foi gestor de TI em ambientes de missão crítica de grandes empresas por mais de 15 anos.

Thiago Fernandes é um curioso, inquieto e questionador, que busca transformar o status quo por meio da inovação. Fundador da empresa Jr de Engenharia Química pela UFC, Presidente Executivo da Federação das Empresas Juniores do Estado do Ceará e Conselheiro da Confederação Brasileira de Empresas Juniores. Foi Gerente Executivo do PMO Estratégico da Prefeitura de Fortaleza.

Trabalha desde 2013, na Concremat Engenharia e Tecnologia como coordenador de planejamento, gerente de projetos e participando de iniciativas de inovação corporativa. Cofundador da B2INN que atua no ecossistema de inovação, desenvolvendo negócios, promovendo conexões, debates e provocações sobre inovação e futuro.

Thiago Barros é Mestre em Administração pela Universidade Estadual do Ceará (2017). Especialista em Gerenciamento de Projetos pela Universidade de Fortaleza (2014). Possui graduação em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda pela Faculdade Estácio do Ceará (2006). Tem experiência em Gerenciamento de Projetos na área de inovação e tecnologia, Desenvolvimento de projetos de P&D e Projetos Incentivados (Lei de Inovação, Lei de Informática).

Atualmente coordena o CriarCe FabLab & Incubaworking, um projeto dedicado à formação de empresas de base tecnológica no estado do Ceará. É professor da disciplina de Gerenciamento e Coordenador/Pesquisador do Programa de Incubação e Capacitação para Empresas de Base Tecnológica – Programa Fortaleza Citilab (Citinova)

Serviço:

Live-debate “Mundo VUCA? Já foi. Conheça o BANI”

Data: 05/08/2020

Horário: 17 horas

Local: Canal Secitece no Youtube e nos perfis @secitece no Facebook e Linkedin