Nesta segunda-feira (10), Porto Iracema inicia simpósio virtual sobre a obra de Alberto Nepomuceno

6 de agosto de 2020 - 17:07 # # # #

Raphaelle Batista - Ascom Porto Iracema das Artes

Em parceria com Grupo de Pesquisa Irim, da Uece, o evento revisita o legado do compositor e maestro cearense no centenário de sua morte. O “III Sirim: Alberto Nepomuceno em foco” será realizado de agosto a dezembro.

Começa nesta segunda-feira, 10 de agosto, o III Simpósio de Regência e Interpretação Musical Alberto Nepomuceno em foco (Sirim). Numa parceria entre a Escola Porto Iracema das Artes e o grupo de pesquisa Irim, da Uece, o evento este ano será todo virtual, transmitido no Youtube e no Facebook da Escola a partir das 20h. O evento integra a programação especial “Sete Mares do Porto”, que celebra durante todo o mês o aniversário de 7 anos da instituição.

“Modinha e as canções de Nepomuceno” é o tema da primeira mesa, que contará com a presença da cantora Anna Maria Kieffer e do professor Edilson Vicente de Lima. A mediação será de Márcio Landi, professor e regente, coordenador do IRIM. Após o debate, a cantora Mona Gadelha, acompanhada de Pedro Madeira, a convite da comissão de celebrações Nepomuceno, apresentará uma releitura de uma modinha do compositor feita em parceria com Juvenal Galeno, “Medroso de Amor”, gravada por Nara Leão, em 1968.

Dedicada a revisitar e divulgar a obra e as inúmeras contribuições deste grande nome da música orquestral brasileira, a programação será realizada de agosto a dezembro, por meio de videoconferências com apresentações musicais e mesas-redondas, em que músicos e pesquisadores debaterão aspectos da vida e produções do homenageado. As atividades serão realizadas em uma segunda-feira de cada mês, como parte da programação especial “Ano Alberto Nepomuceno”.

Toda a programação tem curadoria de uma comissão formada pelos músicos e pesquisadores Elba Braga Ramalho, Gilmar de Carvalho, Inez Martins Gonçalves, Anna Maria Kieffer e Marcio Landi. O evento conta, ainda, com a parceria da Universidade Federal do Ceará (UFC) e do Curso de Música da Universidade Estadual do Ceará.

Confira a programação completa do evento.

Sobre os convidados

Anna Maria Kieffer

Dedica-se à pesquisa e à divulgação da música antiga, da memória musical do Brasil e da música vocal contemporânea, tendo participado como cantora, curadora e criadora de festivais no Brasil, Américas e Europa. É autora de trilhas sonoras para cinema, exposições e espaços museológicos, bem como de roteiros para obras interdisciplinares de sua concepção. Exerce atividade docente e tem seus textos publicados em revistas e livros especializados. Está associada ao Studio de Recherches et de Sructurations Électroniques – Auditives, em Bruxelas, e é membro da EMF – Electronic Music Foundation, em Albany, Nova York. Tem 25 CDs, CDs-livros e DVDs gravados no Brasil e exterior.

Edilson Vicente de Lima

É professor Adjunto da Universidade Federal de Ouro Preto, onde ocupa a cadeira de Musicologia. Doutor em Musicologia pela Universidade de São Paulo – USP; Mestre em Música e Bacharel em Composição e Regência pela Universidade Estadual Paulista – UNESP. Colaborou com partituras para a gravação de vários CDs com obras de André da Silva Gomes. Dirigiu e produziu o CDs Modinhas de amor (Paulus, 2004) e Lundu de Marruá (Paulus, 2008). Participou das publicações: A arte aplicada de contraponto de André da Silva Gomes (Arte e Ciência, 1998), Música Sacra Paulista (Arte e Ciência, 1999) e Música no Brasil colonial – Vol. III (EDUSP/ MIOP, 2004). Publicou o livro As Modinhas do Brasil (EDUSP, 2001). É coautor dos livros Música do Brasil Colonial – VOL. IV (EDUSP/MIOP, 2015) e Revolução dos Cravos e os trânsitos coloniais (Ed. Kafka, 2016). Foi professor convidado pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), onde ministrou as disciplinas de Prosódia Musical, Contraponto e Harmonia. Foi professor de História da Música e História da Música Brasileira e coordenador do Núcleo de Música da Universidade Cruzeiro do Sul (2002-2008).

Márcio Landi

Agraciado com a renomada bolsa Fulbright do governo norte-americano, Marcio Landi alcançou o título de Doctor of Musical Arts in Orchestral Conducting pela University of Missouri-Kansas City (CAPES/FULBRIGHT, 2009-2013), possui mestrado em Música pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e graduação em Bacharelado em Música com Habilitação em Composição e Regência pela mesma instituição. Atuou como Regente Titular e Diretor Artístico da Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho (1998-2009), atualmente é professor Associado da Universidade Estadual do Ceará, diretor do Laboratório Banda Sinfônica – LBS, coordenador do grupo de pesquisa Investigação em Regência e Interpretação Musical – IRIM, editor na Coleção IRIM, presidente do Simpósio de Regência e Interpretação Musical – SIRIM, e Coordenador e Regente Titular da Banda Sinfônica da Universidade Estadual do Ceará.

Mona Gadelha

Cantora, compositora e jornalista. Coordenadora do Laboratório de Música do Porto Iracema das Artes. Participou do álbum/evento “Massafeira” com sua música “Cor de Sonho” (l980, relançado em 2010/CBS-Sony, com livro e um ensaio assinado por ela, entre outros autores). Lançou sete discos (Mona Gadelha, 1996; Cenas & Dramas, 2000; Tudo se Move, 2004; Salve a Beleza, 2010; Praia Lírica, um tributo à canção cearense dos anos 70, 2011; e Cidade Blues Rock nas Ruas Ao Vivo (2014) e DVD homônimo ( 2014). Realizou inúmeros shows pelo Brasil, especialmente em São Paulo, onde residiu por 28 anos. Apresentou-se na Alemanha (Nuremberg e Berlim). Foi palestrante do Womex na Espanha em 2002. Tem músicas gravadas por Ednardo (Acreditar, parceria com Francisco Casaverde), Eliana Printes (Crepúsculo de uma Deusa) e Amanda Acosta (Cor de Sonho) entre outras. Formada em Comunicação Social pela UFC, especialista em Globalização e Cultura (Fundação Escola de Sociologia de São Paulo). Mestra em Comunicação pela UFC. Atualmente trabalha também na produção musical da trilha da minissérie “Meninas do Benfica”, de Roberta Marques.

Sobre a Escola

O Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, ligada à Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, sob gestão do Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há sete anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

SERVIÇO

O quê: III SIRIM – SIMPÓSIO DE REGÊNCIA E INTERPRETAÇÃO MUSICAL “ALBERTO NEPOMUCENO EM FOCO”
Debate: Modinha e as canções de Nepomuceno, com Anna Maria Kieffer e Edilson Vicente de Lima. Mediação de Márcio Landi.
Quando: Segunda-feira, 10 de Agosto, 20h
Onde: Youtube e Facebook do Porto Iracema das Artes
Após o debate, haverá a apresentação de uma modinha composta por Alberto Nepomuceno em parceria com Juvenal Galeno, “Medroso de Amor”, por Mona Gadelha e Pedro Madeira.