Sefaz promove webinar com o tema “Cidadão no Mundo em Reconstrução”

7 de agosto de 2020 - 10:28 # # # # # # # #

Ascom Sefaz

A sétima edição do Conecte-se Online, promovido pela Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE), por meio da Célula de Desenvolvimento de Pessoas (Cedep), trouxe para o encontro da última quinta-feira (06/08) o tema: “O cidadão no mundo em reconstrução: comportamentos, valores e escolhas”. O debate foi transmitido ao vivo pelo canal Sefaz Ceará no Youtube.

O webinar teve como palestrante a professora doutora em Educação, Ana Bárbara Nascimento e contou com a participação do Presidente da Comissão Setorial de Ética Pública da Sefaz, Lúcio Flávio Alves e da Psicóloga do Laboratório Social da Sefaz, Cláudia Meneses.

A secretária da Fazenda, Fernanda Pacobahyba, abriu o debate, agradeceu a presença dos participantes e destacou que a temática do encontro além de desafiadora e atual, está alinhada aos valores da Instituição.

A professora Ana Bárbara iniciou o webinar ressaltando que a cidadania vem evoluindo ao longo da história. “Porém, ela não só precisa ser entendida, como também ser expandida. Hoje percebemos um status político cidadão, mas não se tem o social, de realização dessa cidadania”, refletiu e questionou “Então, a pergunta é: que cidadão é esse que está vivendo o tempo da pandemia?”.

Para ela, a cidadania nesse aspecto se torna muito importante no olhar para a sociedade, vendo as pessoas e não os números. Ana Bárbara destacou acreditar que os cidadãos sairão desse momento diferentes e que políticas públicas de prevenção para o inesperado deverão ser desenvolvidas.

Ao tratar sobre a importância do cidadão se reerguer, a doutora em Educação observa que esse é um fato marcante para as transformações e as reflexões. “É preciso entender que uma sociedade não muda de fora para dentro. As mudanças genuínas vêm de dentro para fora. Agora, precisamos entender o que realmente tem valor na nossa sociedade”.

A professora reflete ainda sobre o que realmente tem valor na nossa sociedade, exemplificando o importante papel do serviço público. “Veja bem, foram as pessoas do serviço público que mantiveram as nossas possibilidades de sobrevivência, trazendo a efetiva ação da nossa cidadania”, salientou.

A Psicóloga do Laboratório Social da Sefaz, Cláudia Meneses, que é servidora da Sefaz-CE, destacou que a pandemia trouxe também a oportunidade de o cidadão olhar o outro. “É um momento para voltar-se a si, para a interioridade. Essa situação nos colocou em um pé de igualdade na condição da fragilidade humana. Então, nós precisamos reconfigurar todo o nosso modo de viver e de pensar”, afirmou.

Lúcio Flávio, presidente da Comissão Setorial de Ética Pública da Sefaz, observa que é por meio da ética que o ser humano busca uma conduta mais ativa. “Não uma ética apenas para si, mas em benefício ao próximo. É necessário repensar os atos e refletir sobre valores como respeito, integridade, tolerância, confiança, compromisso e responsabilidade”, sustentou o presidente.

Conecte-se

O projeto Conecte-se é uma iniciativa voltada para o engajamento dos servidores e colaboradores durante a quarentena do novo coronavírus. O vídeo do debate está disponível no canal do Youtube da Sefaz Ceará, por meio do link https://youtu.be/4x6NSTRlLN4