Sesa inaugura Centro de Testagem para Covid-19 em Fortaleza

14 de agosto de 2020 - 16:30 # # # #

Fátima Holanda - Ascom Sesa - Texto e Fotos

O Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), está ampliando a realização de testes de Covid-19. Além de contar com o Centro de Testagem em Maracanaú, aberto na última quarta-feira (14), a população terá acesso aos exames em uma unidade montada na Praça do Ferreira, no Centro de Fortaleza. O Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) é responsável pelo serviço, que começa nesta segunda-feira (17). O atendimento será de segunda a sexta-feira, das 8 às 16h.

O Centro de Testagem na Praça do Ferreira terá capacidade para realizar até 150 testes por dia, sendo 750 por semana. Qualquer pessoa – mesmo sem apresentar sintomas – poderá ser testada. Para ter acesso ao exame, basta comparecer ao local e levar um documento oficial com foto. A estrutura do espaço foi cedida pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Fortaleza (CDL).

Os Centros de Testagem em Fortaleza e em Maracanaú realizarão testes de biologia molecular em tempo real, o RT-PCR. O exame, feito a partir da coleta de secreções das vias respiratórias, detecta a existência do vírus no organismo. As amostras coletadas serão analisadas no Lacen e o resultado fica pronto em até cinco dias úteis, podendo ser acessado pelo www.digital.saude.ce.gov.br.

A diretora do Lacen, Liana Perdigão, destaca a importância do investimento em testes no Ceará. “Os centros são de extrema importância hoje para a gente ter a testagem de um número maior de pessoas. Dessa forma, é possível entender como é que está a pandemia para a tomada precisa de decisões”, ressalta.

Ao todo, o Centro de Testagem em Maracanaú já realizou 360 testes. A aposentada Francisca Gomes, moradora da cidade, tem 72 anos e foi uma das pessoas testadas. “Já estava esperando que chegasse esse centro em Maracanaú para poder fazer esse teste porque todos precisam fazer para saber se teve ou não a doença. O exame incomoda um pouco, mas o importante é se prevenir”, conta.

Drive-thru

A população também pode ter acesso à testagem para Covid-19 em sistema drive-thru no Hospital Geral de Fortaleza (HGF), da rede pública da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), do Governo do Estado, e no shopping RioMar Kennedy, em Fortaleza. Os dois serviços já realizaram, até o momento, 5.583 testes.

Serviço:

Centro de Testagem na Praça do Ferreira, em Fortaleza
Horário: Segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas
Local: Rua Floriano Peixoto, Centro

 

Ouça:

A diretora do Lacen, Liana Perdigão explica como está funcionando e a capacidade de exames do Centro de Testagem.

Lúcia Perdigão ressalta o objetivo desse tipo de testagem.