Com apoio do Governo, Fiocruz inicia atividades de centro de testagens no Polo de Saúde do Eusébio

24 de agosto de 2020 - 13:34 # # # # # # #

Daniel Herculano - Texto
Tatiana Fortes - Fotos

Com capacidade para processar 10 mil testes moleculares por dia, a iniciativa faz parte da estratégia de ampliação da testagem nacional. Um dos Estados que mais testa, Ceará já fez 592 mil exames

O governador do Ceará, Camilo Santana, acompanhou nesta segunda-feira (24) o início das atividades da Unidade de Apoio ao Diagnóstico da Covid-19 no Ceará, localizada no Campus da Fiocruz Ceará, no Polo de Saúde do Eusébio. Durante a pandemia, o Ceará se tornou um dos Estados que mais testa no Brasil, atingindo a marca de 592 mil testes.

“A pandemia colocou o Ceará, o Brasil e o Mundo em momento desafiador, mostrou as feridas do Brasil, e a principal delas é a desigualdade, por isso é preciso repensar essa desigualdade social tão grande. Mas mostrou também a importância do SUS (Sistema Único de Saúde). Aqui no Ceará mais de 80% da população usa o SUS, e destaco o valor de fortalecer cada vez mais o SUS, de fazê-lo integrado, cooperado”, afirmou Camilo.

Ele destacou o caráter solidário do brasileiro que foi ressaltado durante a pandemia. “Nesse equipamento está um exemplo, ao unir iniciativa privada e o poder público com o objetivo de melhorar nossas condições de combate ao coronavírus. Que nos permite ter informações e estudos para tomar as melhores decisões, não só o Ceará, mas todo o nordeste”, apontou Camilo Santana, que registrou ainda a presença do secretário de saúde do Estado, Dr. Cabeto.

Após desenvolver os testes moleculares para detecção da Covid-19 e aumentar sua escala de produção progressivamente, a Fundação inicia a operação de mais uma Unidade de Apoio ao Diagnóstico da Covid-19. A iniciativa se insere na estratégia de apoio aos Laboratórios Centrais de Saúde Pública (Lacen), do Governo do Ceará, e ampliação da capacidade nacional de processamento de amostras, ação fundamental para a vigilância epidemiológica do vírus e o enfrentamento da pandemia.

10 mi testes por dia

Com potencial para processar diariamente até 10 mil testes moleculares, a nova unidade é equipada com plataformas automatizadas doadas pela iniciativa Todos Pela Saúde – liderada pelo Itaú Unibanco -, e utiliza a metodologia de PCR em tempo real. Outra Unidade de Apoio, localizada na sede da Fundação no Rio de Janeiro, iniciou suas atividades no último dia 10, podendo liberar até 15 mil resultados de testes moleculares por dia.

“A Fiocruz vem buscando ser parte da resposta à crise humanitária que estamos vivendo desde o início da pandemia. A nossa tradição de 120 anos e a presença em todas as regiões do país nos permitem contribuir com o Ministério da Saúde na estratégia nacional de testagem. Além da mobilização das nossas unidades regionais no apoio aos Lacens locais, unimos esforços para implantar as Unidades de Apoio, que permanecerão como legado para o sistema de vigilância nacional e para o SUS mesmo após o fim da emergência”, destaca a presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima.

Construída em pouco mais de dois meses, as novas instalações do Ceará ocupam uma área de aproximadamente 2,3 mil m2. A obra foi financiada pela EloPar (Bradesco e Banco do Brasil) e UnitedHealth Group Brasil (UHG Brasil). O Ministério da Saúde custeará a operação. Em seu pleno funcionamento, cerca de 200 profissionais, entre biologistas e técnicos de laboratório capacitados, se revezarão em três turnos de trabalho para processar as amostras que são encaminhadas pelo Ministério da Saúde.

“A Unidade de Apoio consolida a atuação da Fiocruz no Ceará, que desde o início da pandemia colabora com o Governo do Estado para ampliar a capacidade de diagnóstico da Covid -19. A testagem em massa é muito importante para o controle do coronavírus e nossos profissionais estão prontos para contribuir com essa importante iniciativa”, ressalta o coordenador da Fiocruz Ceará, Carlile Lavor.

Para ministro interino de Estado da Saúde, general Eduardo Pazuello, “a pandemia vai nos deixar legados, de perdas, mas de estruturas ao País, somos um outro Brasil, com uma outra relação entre Estados e Municípios, e talvez a sensação do risco de morte nos faz olhar com mais carinho e humanidade ao próximo”.

 

Ouça:

O governador informou que aproveitou o momento para apresentar o planejamento do Ceará e atualizar o trabalho realizado na esfera estadual nesse período.

Camilo Santana destacou o diferencial da gestão da Saúde Pública no Ceará. Ele ressaltou que a união entre Estado e Governo Federal vai trazer mais bons resultados para a área.

O governador informou que os números relacionados à pandemia continuam em queda no Ceará.

Camilo Santana comemorou a chegada do laboratório da Fiocruz, o que vai permitir a ampliação da testagem no Ceará em parceria com o Laboratório Central do Ceará (Lacen).