Centros de Testagem da Sesa realizam mais de 2,3 mil testes de Covid-19

25 de agosto de 2020 - 13:25 # # # # #

Levi Aguiar e Diego Sombra - Ascom Sesa - Texto e Fotos

Os dois Centros de Testagem abertos neste mês em Maracanaú e em Fortaleza pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), já fizeram 2.340 testes para diagnostico de Covid-19. As duas unidades realizam exames de biologia molecular em tempo real (RT-PCR), feitos a partir da coleta de secreções das vias respiratórias.

Até a última segunda-feira (24), foram realizados 1.268 testes no Centro de Testagem em Maracanaú e 1.072 no Centro localizado na Praça do Ferreira, na capital cearense. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Qualquer pessoa – mesmo sem apresentar sintomas – poderá ser testada. Para ter acesso ao exame, basta comparecer a um dos locais e levar um documento oficial com foto.

A estudante Tainá Ribeiro, 20, procurou o serviço na Praça do Ferreira depois de sentir dor de garganta e falta de ar. Para ela, descobrir se está doente é importante para reforçar ainda mais as medidas de prevenção ao coronavírus. “É preciso saber quem ainda tem Covid-19 e cuidar da nossa família. Estou sentindo alguns sintomas. Então, acho importante manter o isolamento social para não transmitir o vírus a ninguém”, conclui.

As amostras coletadas nos Centros de Testagem são analisadas pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), da rede estadual. O resultado fica pronto em até cinco dias úteis, podendo ser acessado pelo Saúde Digital. “Os centros são de extrema importância hoje para a gente ter a testagem de um número maior de pessoas. Dessa forma, é possível entender como é que está a pandemia para a tomada precisa de decisões”, ressalta a diretora do Lacen, Liana Perdigão

Drive-thru

A população também pode ter acesso à testagem para Covid-19 em sistema drive-thru no Hospital Geral de Fortaleza (HGF), unidade da rede estadual, e no estacionamento do shopping RioMar Kennedy, em Fortaleza. Os dois serviços já realizaram, até o momento, 6.505 testes. Os exames são voltados a pessoas entre o terceiro e o sétimo dia de sintomas leves a moderados de coronavírus.

Serviço

Centro de Testagem na Praça do Ferreira, em Fortaleza
Horário: Segunda a sexta-feira, das 8h às 16 h
Local: Rua Floriano Peixoto, Centro

Centro de Testagem em Maracanaú
Horário: Segunda a sexta-feira, das 8h às 16 h
Local: Rua João de Alencar, S/N, Centro

 

Ouça:

A diretora do Lacen, Liana Perdigão, destaca a importância dos Centros de Testagem para o diagnóstico e o controle da pandemia da Covid-19 no Ceará.