Videomonitoramento flagra ação de pichadores; dupla é detida pela PMCE

25 de agosto de 2020 - 11:26 # # # # # # #

Ascom SSPDS

Pela segunda vez em menos de uma semana, os operadores do Núcleo de Videomonitoramento (Nuvid) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) visualizaram o momento em que suspeitos pichavam a fachada de um prédio, no bairro Jóquei Clube – Área Integrada de Segurança 6 (AIS 6) de Fortaleza, na madrugada desta segunda-feira (24). Uma viatura da Polícia Militar do Ceará (PMCE) foi até o local e deteve os dois homens.

Após receber as informações via Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da SSPDS, os policiais militares foram até o local da ocorrência, onde verificaram a presença de dois suspeitos. Enquanto um dos homens pichava a fachada do local, o segundo dava cobertura à ação criminosa. Ao receberem a ordem dos PMs, ambos desceram da estrutura e foram detidos. Com eles, foi encontrada um spray de tinta.

Os homens, de 26 e 28 anos, foram conduzidos ao 10° Distrito Policial (DP), onde um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) por crime ambiental foi lavrado. O mais novo já responde por tráfico de drogas e receptação.

Na última quarta-feira (19), também após um trabalho integrado entre o Nuvid e a PMCE, um suspeito foi detido no bairro Monte Castelo (AIS 4) da Capital, após ser flagrado pichando muros de estabelecimentos e de residências da região.

O que diz a lei?

De acordo com o artigo 65 da Lei de Crimes Ambientais, pichar ou por outro meio conspurcar edificação ou monumento urbano gera pena de detenção de três meses a um ano, e multa.