Delegacia de pessoas desaparecidas da Polícia Civil do Ceará é destaque em evento da Cruz Vermelha Internacional

28 de agosto de 2020 - 16:32 # # # #

Ascom SSPDS

Após dois anos de criação da 12ª Delegacia do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), a unidade policial especializada em investigar casos de pessoas desaparecidas em Fortaleza será um dos destaques da mesa-redonda virtual “Desaparecimento de pessoas no Brasil: uma realidade de muitas peças”. O encontro remoto acontece na próxima segunda-feira (31), das 14 às 16 horas, e é promovido pela Delegação Regional do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) para Argentina, Brasil, Chile, Uruguai e Paraguai. A Polícia Civil do Ceará será a única instituição policial do Brasil a participar do evento.

A mesa-redonda acontece em meio ao Dia Internacional dos Desaparecidos, que é lembrado anualmente no dia 30 de agosto. Especialistas, autoridades e familiares de desaparecidos do Brasil abordarão diversas temáticas ligadas às causas, às consequências para as famílias e as iniciativas pelo País. Serão destinados dez minutos para a fala de cada convidado. Também haverá dois momentos para realização de perguntas sobre os temas apresentados pelos painelistas.

A titular da 12ª Delegacia do DHPP, delegada Arlete Silveira, será a única representante policial do Brasil a participar do evento. Ela fará um panorama breve acerca do trabalho policial desempenhado pelas equipes de investigadores da delegacia na busca de pessoas que desaparecem por inúmeros motivos na Capital cearense, além da relação com os parceiros que contribuem para as investigações de casos, assim como as estratégias de comunicação que a unidade especializada utiliza em perfis oficiais e verificados nas redes sociais, com o apoio dos usuários das plataformas digitais.

“É extremamente importante a participação de representantes da segurança pública nesse debate sobre desaparecimento de pessoas. É uma forma de dar mais visibilidade ao tema, sensibilizando toda a sociedade para os desafios enfrentados, principalmente por familiares de pessoas desaparecidas. O dia 30 de agosto marca o Dia Internacional das Vítimas de Desaparecimentos Forçados, e atualmente é referência para todas as situações de desaparecimento de pessoas”, pontua Arlete Silveira.

Histórico

Incluída dentro da estrutura orgânica do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), a 12ª Delegacia do DHPP pauta suas ações na apuração policial e recebe colaboração de inúmeros parceiros que atuam para solucionar os casos no menor tempo possível e visando à proteção da pessoa desaparecida. A unidade policial foi instituída em julho de 2018, e de lá para cá, já solucionou inúmeros casos, que são atualizados semanalmente nos perfis oficiais da delegacia. O índice de resolutividade da unidade policial ultrapassa os 60%.

Além das buscas contínuas das equipes do expediente e plantonistas do DHPP, a unidade especializada conta com apoio da Polícia Militar do Ceará (PMCE), do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), de outras delegacias da Polícia Civil no Estado cearense e em outros estados brasileiros. Além disso, a unidade conta ainda com outros atores estaduais, como o Serviço de Verificação de Óbitos (SVO) da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), órgãos municipais, como as guardas municipais, hospitais, abrigos e etc. Além disso, há uma relação próxima e direta com a população no recebimento de informações, que são devidamente checadas pelos investigadores e contribuem na missão diária de encontrar parentes, amigos e desconhecidos.

Por falar em tecnologia, a delegacia também utiliza as ferramentas digitais desenvolvidas e gerenciadas pelas Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS/CE), como o Sistema Policial Indicativo de Abordagem (Spia), o sistema de videomonitoramento e o reconhecimento facial.

Durante as buscas pelos desaparecidos, as equipes policiais recorrem a informações sobre o trajeto do veículo automotor utilizado pelas vítimas, as imagens de câmeras de segurança e até mesmo com ajuda de algoritmos que traçam as características da foto do desaparecido com a pessoa encontrada, como foi o caso de um idoso que desapareceu em Boa Viagem, município que fica a mais de 200 km de Fortaleza. Ele foi encontrado na Capital em situação de rua e com aparência bem diferente da foto apresentada pelos familiares.

Canais de comunicação

A 12ª Delegacia do DHPP registra os casos de pessoas desaparecidas em Fortaleza e atualiza dois perfis oficiais e verificados mantidos nas redes sociais Facebook e Instagram. Por lá, os policiais civis da delegacia atualizam periodicamente os casos investigados pela unidade, com foto e informações sobre a última vez em que a vítima foi vista por parentes e amigos. Diariamente, os perfis recebem mensagens com informações sobre o paradeiro dessas pessoas. As imagens com as fotos também costumam circular em diversas outras plataformas on-line, contribuindo para disseminar a informação e a imagem do desaparecido.

Delegacia de pessoas desaparecidas
A Polícia Civil orienta a população que formalize os casos de pessoas desaparecidas de imediato, sem a necessidade de aguardar um prazo mínimo para a comunicação. Para isso, o denunciante pode registrar um Boletim de Ocorrência na Delegacia Eletrônica, no campo Desaparecimento de Pessoa., fornecer o máximo de informações possíveis sobre o desaparecido e enviar uma fotografia recente.

A população também pode colaborar com o trabalho policial ligando para o número (85) 3257-4807 ou para o (85) 99111-7498, o WhatsApp do DHPP, por onde podem ser enviadas fotos, áudios e vídeos. O contato também pode ser realizado pelas redes sociais, por meio do perfil @desaparecidosdhppce no Facebook e Instagram. Não é necessário se identificar. O sigilo da fonte é garantido.

Serviço

12ª Delegacia do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP)
Endereço: Rua Juvenal de Carvalho, nº 1125, bairro de Fátima, Fortaleza/CE.
Telefone: (85) 3257-4807 e (85) 99111-7498
E-mail: 12dp.dhpp@policiacivil.ce.gov.br
Instagram e Facebook: @desaparecidosdhppce