Serviço de drenagem para implantação da Linha Leste altera trânsito na Aldeota neste fim de semana

28 de agosto de 2020 - 10:34 # # # # # # # #

Camila Rocha - Ascom Seinfra

A partir da noite desta sexta-feira (28/08), o cruzamento das ruas Dona Leopoldina x Costa Barros será bloqueado para a interligação de um ramal de drenagem, necessária para a implantação da Linha Leste do metrô de Fortaleza, empreendimento em execução pela Secretaria da Infraestrutura do Governo do Ceará. A interdição, que acontece até às 05h da manhã do dia 31/08, contará com o suporte de agentes de trânsito para auxiliar os desvios.

Há três opções de rota para quem desejar acessar a Rua Dona Leopoldina, entre as ruas Costa Barros e Tenente Benévolo. São as seguintes:

Rota 01 (fluxo proveniente do centro) – Av. Santos Dumont, à esquerda na Av. Dom Manuel e à direita na Rua Pereira Filgueiras.

Rota 02 (fluxo proveniente da Av. Aguanambi) – Av. Dom Manuel e à direita na Rua Pereira Filgueiras.

Rota 03 – Av. Santos Dumont, à direita na Rua Dona Leopoldina, à esquerda na Rua Franklin Távora, à esquerda na Rua Nogueira Acioli e à esquerda na Rua Tenente Benévolo.

Já para o condutor que segue na Rua Costa Barros em direção ao Centro da Cidade, a sugestão é dobrar á direita na Rua Nogueira Acioli, à esquerda na Rua Tenente Benévolo, à esquerda na Av. Dom Manuel e à direita na Rua Costa Barros.

Transporte Coletivo

A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) informa que, devido ao bloqueio para a obra de drenagem entre a Av. Santos Dumont e a Rua Costa Barros, 11 linhas realizarão desvios do seu itinerário e agora seguem a Rota 03 citada anteriormente.

As linhas 032, 035, 038, 042, 048, 086, 089, 286 e 833, quando trafegarem no sentido oeste/leste, devem seguir pela Av. Santos Dumont, à direita na Rua Dona Leopoldina, à esquerda na Rua Franklin Távora, à esquerda na Rua Nogueira Acioli e à esquerda na Rua Tenente Benévolo.

Já linhas 031, 034, 038, 042, 048, 086, 286 e 833, quando trafegarem no sentido leste/oeste, devem seguir na Rua Costa Barros e se precisar continuar por ela, a orientação é dobrar à direita na Rua Nogueira Acioli, à esquerda na Rua Tenente Benévolo, à esquerda na Av. Dom Manuel e à direita na Rua Costa Barros.

As 10 linhas envolvidas são:

031 – Av. Borges de Melo I
032 – Av. Borges de Melo II
034 – Av. Paranjana I (Corujão)
035 – Av. Paranjana II (Corujão)
038 – Parangaba/ Papicu
042 – Antônio Bezerra/ Francisco Sá/ Papicu
048 – Parangaba/ Papicu (Corujão)
086 – Bezerra de Menezes/ Santos Dumont
089 – Expresso/ Parangaba/ Papicu
286 – Expresso/ Antônio Bezerra/ Santos Bumont
833 – Cidade 2000/ Centro

Mais informações da Linha Leste

No local, está sendo construída a Estação Colégio Militar, que será subterrânea. A Estação medirá 128m x 19m, sem incluir os acessos, ou seja, tem extensão superior a de um quarteirão.

Essa será a terceira estação do percurso da Linha Leste, que terá 7,3 quilômetros de extensão e contará ainda com uma estação de superfície (Tirol-Moura Brasil) e outras três subterrâneas (Chico da Silva, Nunes Valente e Papicu). O empreendimento vai garantir a integração com as Linhas Sul e Oeste, no Centro, e com o VLT Parangaba-Mucuripe e o terminal de ônibus, no Papicu. Após concluído, terá capacidade para transportar até 150 mil passageiros por dia. O tempo de viagem entre o Centro e o Papicu será de 15 minutos.