Feira Agroecológica e Solidária Online agora também em Fortaleza

31 de agosto de 2020 - 14:42 # # # # #

André Gurjão - Ascom SDA

Após a consolidação das feiras em Sobral e Itapipoca, o Centro de Estudos do Trabalho e Assessoria do Trabalhador (Cetra) inova agora com a modalidade virtual da tradicional feira realizada na própria sede. A feira online, que conta com 52 itens agroecológicos ofertados ao consumidor a preços acessíveis, recebe pedidos pelo até a próxima terça-feira (1/9) e as entregas acontecem na sexta-feira (4/9) no Cetra Fortaleza em horário a combinar. O contato é pelo número (85) 9.9843-1803.

Alguns dos produtos são: banana, limão, mamão e tangerina (frutas), alface, cheiro verde, cidreira, couve, hortelã, maxixe, rúcula e tomate cereja (hortaliças), abóbora, batata doce, macaxeira e jerimum (raízes) e bolos de carimã e de milho, cocada, doce de leite, goma fresca e seca, grude e pé de moleque (bolos e doces). A lista inclui ainda: coloral, massa de milho, mastruz, farinha, feijão, galinha caipira, óleo de coco e ovos. O pagamento é realizado em dinheiro na retirada dos produtos.

A Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) apóia a realização do comércio virtual como uma forma de promover a agricultura familiar em meio à pandemia da Covid-19. Desde abril, o órgão do Governo do Ceará já divulgou iniciativas como a Feira Virtual de Quixeramobim, o serviço de entregas da Cooperfam e a Feira da Reforma Agrária. Outras iniciativas foram o trabalho das artesãs de Morrinhos, drive thrus em Paraipaba e Cascavel e a venda de bolos e doces em São Benedito.

Paralelamente à divulgação dos eventos virtuais, a SDA também lançou em maio o Portal dos Produtos da Agricultura Familiar. A iniciativa ganhou o reconhecimento da Casa Civil e passou também a figurar no Ceará App, hub de serviços digitais do Governo do Ceará. “O Portal já consistia numa ferramenta de fortalecer a agricultura familiar, diminuir as vulnerabilidades e gerar renda, mesmo na pandemia. Agora, avançamos no universo digital”, comemora o secretário De Assis.