Simpósio homenageia Alberto Nepomuceno e debate obras do maestro

10 de setembro de 2020 - 10:16 # # #

Ascom do Porto Iracema das Artes

Realizado pelo Porto Iracema em parceria com grupo de pesquisa da Uece, o evento se dedica a revisitar e divulgar o legado do compositor. Nesta edição, o simpósio contará com participação de Monica Vermes, Marcelo Jaffé e Rosana Lanzelotte e do instituto Musica Brasilis.

Aspectos da obra instrumental do compositor e maestro cearense, Alberto Nepomuceno (1864-1920), serão debatidos no próximo encontro do III SIRIM – Simpósio de Regência e Interpretação Musical “Alberto Nepomuceno em foco”. Com participação da musicóloga Monica Vermes e do músico Marcelo Jaffé, a mesa-redonda será transmitida no dia 14 de setembro, pelo Youtube e Facebook, a partir das 20h. O evento também contará com apresentação do Instituto Musica Brasilis.

Realizado em parceria com o Porto Iracema das Artes, o Grupo de Pesquisa IRIM – Investigação em Regência e Interpretação Musical (Uece/CNPQ) convida estudiosos das obras de Nepomuceno em todo o país para revisitar e divulgar o legado deste grande nome da música de concerto brasileira. As atividades iniciaram em agosto [veja AQUI a primeira mesa] e seguem sendo realizadas em uma segunda-feira de cada mês até dezembro, como parte da programação especial “Ano Alberto Nepomuceno”.

Neste segundo encontro, a musicóloga Monica Vermes e o músico Marcelo Jaffé compõem a mesa-redonda “Aspectos da obra instrumental de Alberto Nepomuceno”, mediada pela pesquisadora Rosana Lanzelotte. Na sequência, haverá apresentação do instituto Musica Brasilis, fundado por Rosana e responsável pelo site musicabrasilis que disponibiliza 40 partituras de obras de Alberto Nepomuceno e mais de 1000 partituras de compositores brasileiros.

PROGRAMAÇÃO

O terceiro encontro será realizado no dia 19 de outubro, com a presença do pesquisador Avelino Romero Pereira e do escritor João Silvério Trevisan, que vão debater o tema “Alberto Nepomuceno: entre a História e a Ficção”. A mediação ficará por conta da regente e pesquisadora Inez Martins. Uma apresentação em vídeo de uma releitura do “Batuque” será transmitida na sequência. As atividades começam às 20h.

O penúltimo dia de programação acontecerá em 16 de novembro, a partir das 20h, com o debate “A modernidade em Nepomuceno”. Para o evento foram convidados o pesquisador e professor Luiz Guilherme Goldberg e o maestro Julio Medaglia, sob mediação de Anna Maria Kieffer. Um vídeo do “Hino do Ceará” no arranjo de Villa-Lobos também será apresentado.

O evento será encerrado no dia 14 de dezembro, com a presença do poeta e repentista Geraldo Amâncio, do poeta e cordelista Geraldo de Almeida Nobre e da professora Elba Braga Ramalho na mesa-redonda “Aspectos da Tradição em Nepomuceno e a cantoria nordestina”. A mediação será realizada pelo professor e pesquisador Gilmar de Carvalho. Ao final, acontecerá de uma mostra do repertório musical da tradição oral nordestina, a qual compõe a bagagem de memória de Nepomuceno

Toda a programação tem curadoria de uma comissão formada pelos músicos e pesquisadores Elba Braga Ramalho, Gilmar de Carvalho, Inez Martins Gonçalves, Anna Maria Kieffer e Marcio Landi. O evento conta, ainda, com a parceria da Universidade Estadual do Ceará e do Curso de Música da UECE.

III SIRIM – SIMPÓSIO DE REGÊNCIA E INTERPRETAÇÃO MUSICAL “ALBERTO NEPOMUCENO EM FOCO”

14 de Setembro – Segunda-feira – 20h
Aspectos da obra instrumental de Alberto Nepomuceno e Canções
Com Monica Vermes e Marcelo Jaffé
Mediação: Rosana Lanzelotte
Apresentação do instituto Musica Brasilis
Onde: Youtube e Facebook do Porto Iracema das Artes

19 de outubro – Segunda-feira – 20h
Alberto Nepomuceno: entre a História e a Ficção
Com Avelino Romero Pereira e João Silvério Trevisan
Mediação: Inez Martins
Apresentação do vídeo “Batuque”
Onde: Youtube e Facebook do Porto Iracema das Artes

16 de novembro – Segunda-feira – 20h
A modernidade em Nepomuceno
Com Luiz Guilherme Goldberg e Julio Medaglia
Mediação: Anna Maria Kieffer
Apresentação do vídeo “Hino do Ceará”
Onde: Youtube e Facebook do Porto Iracema das Artes

14 de dezembro – Segunda-feira – 20h
Aspectos da Tradição em Nepomuceno e a Cantoria Nordestina
Com Geraldo Amâncio, Guilherme de Almeida Nobre e Elba Braga Ramalho
Mediação: Gilmar de Carvalho
Apresentação de uma mostra do repertório musical da tradição oral nordestina.
Onde: Youtube e Facebook do Porto Iracema das Artes

Sobre a Escola

O Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, ligada à Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, sob gestão do Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há sete anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

Serviço

O quê: “Aspectos da obra instrumental de Alberto Nepomuceno serão discutidos no segundo encontro do simpósio em homenagem ao maestro cearense”
Quando: 14 de setembro, às 20h
Onde acessar: Youtube e Facebook do Porto Iracema das Artes