Centros Socioeducativos retomam as visitas familiares

14 de setembro de 2020 - 16:55 # #

Lígia Duarte - Ascom Seas - Texto e Foto


O retorno da atividade está sendo feito por meio de agendamento

Os Centros Socioeducativos do Estado retomaram no último sábado (12) as visitas presenciais de familiares, após a publicação em Diário Oficial da Portaria de nº 123/2020, que regulamenta o retorno desta atividade, com todos os cuidados exigidos pelos órgãos de saúde. A ação estava suspensa desde março, quando iniciou a pandemia do coronavírus no Ceará.

Neste primeiro momento, a retomada está sendo feita de forma gradual. Desta forma, as unidades socioeducativas agendam a visita conforme horário disponibilizado por cada local. Apenas um familiar pode visitar o adolescente e esta visita presencial ocorrerá a cada 15 dias para que todos os adolescentes possam ser contemplados.

Como medida de prevenção, na chegada à unidade, todos os visitantes passam pelo processo de higienização, que consiste na lavagem das mãos com água e sabão até os punhos ou de higienização com álcool em gel, uso de tapetes sanitizantes com solução clorada para higienização dos calçados, aferição de temperatura e uso obrigatório de máscara.

Previamente ao retorno das visitas, foram repassadas aos profissionais todas as orientações sobre as normas e protocolos de segurança e higienização. A Coordenadora Técnica do Centro Socioeducativo Patativa do Assaré, Luciana Araújo, reforça que durante as visitas as normas foram seguidas, e esse momento envolveu muita emoção.

“A presença da família vem cercada de muita ansiedade por parte dos adolescentes e dos familiares. Embora os adolescentes tenham o acesso às videochamadas, a necessidade da presença vem para fortalecer os vínculos. E pode-se perceber durante as visitas como as famílias estavam emocionadas com o reencontro. A gente pode perceber muitas lágrimas, palavras de saudade. Tudo transcorreu de uma forma muito tranquila as famílias e os adolescentes respeitaram o distanciamento, os protocolos de segurança, (e higienização).” disse.

Os adolescentes que não receberam visita nessa primeira semana por conta da limitação de acesso aos centros socioeducativos, continuaram tendo ligações telefônicas e de videochamadas e receberão as visitas presenciais na semana seguinte.

Scanners Corporais

No retorno das visitas às unidades socioeducativas, os scanners corporais começaram a ser utilizados. A iniciativa tem a finalidade de humanizar as revistas familiares. Inicialmente, o equipamento foi utilizado nos Centro Socioeducativo Aloísio Lorscheider e Centro Socioeducativo Patativa do Assaré, Centro Socioeducativo Passaré e Centro Socioeducativo Canindezinho. As outras unidades serão contempladas gradativamente.