SUS fortalece serviços do Hemoce no Ceará há 30 anos

18 de setembro de 2020 - 16:22 # # # #

Natássya Cybelly - Ascom Hemoce - Texto
Francielma Bernardinho - Arte Gráfica


No próximo sábado (19), a lei que regulamentou o Sistema Único de Saúde (SUS) no Ceará completa 30 anos. O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), da rede pública da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), do Governo do Estado, faz parte desta história, oferecendo atendimento público com equidade, universalização e integralidade em todos os seus serviços.

No que diz respeito à doação de sangue, o SUS integra este processo desde o cadastro até a transfusão para o paciente. As bolsas utilizadas pelo Hemoce e pelos demais hemocentros do país seguem o padrão estabelecido pelo SUS e são monitoradas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), órgão regulador.

“Com a implantação do SUS foi desenvolvida uma padronização nos serviços de hemoterapia e hematologia. Os pacientes que necessitam de transfusão ou de atendimento para doenças sanguíneas, seja no interior do Estado ou na capital, têm a garantia do serviço com a mesma qualidade, pois os protocolos são seguidos por todas as unidades do Hemoce”, disse Luciana Carlos.

O Hemoce também é referência para tratar pessoas com coagulopatias e hemoglobinopatias. Os pacientes atendidos recebem assistência do SUS. É oferecido tratamento multidisciplinar, profilaxia e entrega de medicações por meio do Programa Nacional de Assistência aos Portadores de Hemofilia e outras Doenças Hemorrágicas Hereditárias. “Este é um programa do Ministério da Saúde que traz a universalização e integralidade para todas as pessoas, pois, seja paciente do sistema público ou privado, eles recebem assistência do SUS”, disse Rosângela Albuquerque, hematologista do Hemoce e coordenadora do programa no Ceará.

Para ter acesso ao tratamento, os pacientes da rede pública ou privada precisam estar registrados no Hemoce. Confirmado o diagnóstico, o paciente será cadastrado no programa para receber as medicações e o fator de coagulação, que é disponibilizado para todo o Ceará por meio do hemocentro. “Onde o paciente estiver ele vai receber o tratamento. Em casos de emergência ou cirurgias de portadores de hemofilia, a solicitação do fator deve ser feita pelo médico que acompanha o paciente”, conta Luany Mesquita, diretora de hematologia do Hemoce.