ESP/CE debate doação de órgãos em webconferência nesta terça, 22

22 de setembro de 2020 - 10:44 # # # # #

Daniel Araújo - Texto
Júlio Lopes - Arte gráfica

A Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), realizará, nesta terça-feira (22), a webconferência “Entendendo a Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante”. A transmissão ocorrerá no canal youtube.com/espceara a partir das 15 horas.

Participam do evento online o presidente da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), Huygens Parente Garcia; a coordenadora da Central Estadual de Transplantes do Ceará (CET/CE), Eliana Régia Barbosa de Almeida; e a enfermeira da Comissão Hospitalar de Transplante do Instituto Dr. José Frota e do Banco de Olhos do Ceará (BOC), Lisiane Paiva Alencar.

Doação de órgãos

Mais do que um ato nobre que pode salvar vidas, a doação de órgãos pode ser a única esperança de vida ou oportunidade de recomeço para pessoas que precisam de um transplante, por exemplo. O procedimento consiste na reposição de um órgão (coração, fígado, pâncreas, pulmão, rim) ou tecido em uma pessoa doente (receptor) por outro órgão ou tecido normal de um doador, vivo ou morto.

O Brasil é referência mundial na área de transplantes e possui o maior sistema público de transplantes do mundo. Atualmente, cerca de 96% dos procedimentos de todo o País são financiados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

De acordo com dados do Ministério da Saúde (MS), o país é o 2º maior transplantador do mundo, atrás apenas dos EUA. Os pacientes recebem assistência integral e gratuita, incluindo exames preparatórios, cirurgia, acompanhamento e medicamentos pós-transplante pela rede pública de saúde.

Webconferência

Entendendo a Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante
Quando: terça-feira (22)
Horário: 15h
Convidados: Huygens Parente Garcia – presidente da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO); Eliana Régia Barbosa de Almeida – coordenadora da Central Estadual de Transplantes do Ceará (CET/CE); Lisiane Paiva Alencar – enfermeira da Comissão Hospitalar de Transplante do Instituto Dr. José Frota e do Banco de Olhos do Ceará (BOC).