Túnel de Vento da Uece calibrou mais de 100 anemômetros para checagem da velocidade do ar

24 de setembro de 2020 - 14:11 # # # # # #

Ascom Uece
LAIS/Uece - Foto

A marca foi alcançada esta semana, mostrando a importância desse equipamento único em operação no Norte e Nordeste

Pesquisadoras dos Laboratórios Associados de Inovação e Sustentabilidade (LAIS), da Universidade Estadual do Ceará (Uece), em parceria com a empresa M&M Instrumentação, já realizaram a calibração de mais de 100 anemômetros, instrumento utilizado para medir a direção e indicar a velocidade do ar. A M&M tem contrato com a Aeronáutica e empresas de diversas atuações, como construção civil, fazendo uso no Túnel de Vento da Uece – o maior do Norte e Nordeste de circuito fechado em operação – para a calibragem.

As professoras Ana Luiza Barros e Mona Lisa Moura, do LAIS/Uece, explicam que o anemômetro é um equipamento essencial para monitorar a velocidade do vento e assim apoiar em pouso e decolagem de aeronaves. Também é utilizado pela construção civil, para decisões sobre altura de edificações e espaços. Até decisões de onde colocar um ar condicionado são tomadas através do uso do equipamento por uma empresa. A M&M Instrumentação fechou parceira com o LAIS/Uece no início deste ano de 2020, para uso do Túnel do Vento como local de calibragem de anemômetros.

“A parceria entre a UECE e M&M Instrumentação é um excelente exemplo de como podemos estreitar laços entre academia e setor produtivo, de modo a contribuir com o efetivo desenvolvimento dessa área na região. Ou seja, precisamos cada vez mais promover a integração entre a universidade e setor produtivo”, afirma a professora Mona Lisa Moura.

Ainda segundo a pesquisadora, “o intenso trabalho está valendo a pena. Ver esse equipamento cumprindo o seu papel e está aqui, no nosso Ceará. Em breve teremos mais novidades relacionadas ao Túnel de Vento da Uece”, adianta Mona Lisa Moura.

O Túnel de Vento

O equipamento foi construído com o objetivo principal de apoiar o desenvolvimento da indústria de energia eólica no estado, e já está sendo utilizado para avaliar a ação do vento em diversas áreas. O Túnel é o maior do Norte e Nordeste de circuito fechado e está localizado nos Laboratórios Associados de Inovação e Sustentabilidade (LAIS/Uece).

É uma instalação que tem por objetivo simular para estudos o efeito do movimento de ar sobre ou ao redor de objetos sólidos. Ocupa uma área de mais de 500m², possui seção de teste de 1 m x 1 m, para velocidade de escoamento até 150 km/h, com intensidade de turbulência menor que 2%. O Túnel de Vento do LAIS/Uece pode atuar em diversas áreas: ensaios anemométricos, testes de modelos de escala, perfis aerodinâmicos, ensaios de conforto térmico, etc.

O Anemômetro é um instrumento utilizado para medir a velocidade de um fluido, neste caso, do ar. O valor da velocidade do ar pode ter várias influências em muitas áreas de trabalho. Os anemômetros, por exemplo, são indispensáveis para testes de prospecção em parque eólicos. Ademais, medir a velocidade do vento, tanto no interior como no exterior, é um fator muito importante para se conhecer melhor o clima.

A Empresa M&M Instrumentação atua desde 1993 e conta com uma excelente estrutura para a realização de serviços de automação, instalação de equipamentos, comissionamento, calibração e manutenção nas áreas de pressão, temperatura, analítica, massa, tempo, umidade relativa do ar e sólidos, dimensional, frequência, vazão, elétrica e ensaios em válvulas, e recentemente, acrescentou ao seu escopo, a calibração de anemômetros.