Adagri inicia Recebimentos Itinerantes de Embalagens Vazias de Agrotóxico no Ceará

7 de outubro de 2020 - 14:11 # # # # # # #

Julyana Silveira - Ascom Adagri

A Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri), órgão vinculado a Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), inicia nesta quinta-feira (08) o processo de Recebimentos Itinerantes de Embalagens Vazias de Agrotóxicos (RIs). A ação prossegue até o dia 10 de dezembro e passará por mais 13 municípios localizados nas regiões mais produtoras do Estado. O primeiro a receber a ação será Mauriti, no Cariri, de 8h  às 11h30, no Parque de Exposição Agropecuário.

O RIs são realizados anualmente com o objetivo de contribuir com o agricultores para que os mesmos cumpram com suas responsabilidades no Sistema Campo Limpo (logística reversa no campo). “A ação possibilita que os pequenos produtores possam devolver as embalagens vazias de agrotóxicos em regiões onde os pequenos volumes de embalagens não justificam a instalação de unidades e recebimento”, explica a presidente da Adagri, Vilma Freire.

Para realizar a entrega o agricultor precisa seguir as orientações: lavar a embalagem conforme as orientações do fabricante, inutilizar o recipiente, separar as tampas e colocar os itens em seus devidos sacos de armazenamento para a correta devolução.

Os Recebimentos Itinerantes (RIs) são realizados por meio das parcerias entre a Adagri e a Associação do Comércio Agropecuário do Ceará (Acace), Associação do Comércio Agropecuário do Semiárido (Acasa), Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV) e as prefeituras municipais.

Confira abaixo o calendário com os próximos municípios: