Academia Estadual de Segurança Pública retoma aulas presenciais

13 de outubro de 2020 - 16:54 # # # #

Ascom Aesp - Texto e Fotos


Depois de mais de seis meses sem aulas presenciais devido à pandemia do novo coronavírus, a Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) retomou suas atividades acadêmicas nesta terça-feira (13). O retorno já estava autorizado pelo Governo do Estado desde o mês passado, conforme Decreto Nº33. 737, e a Instituição de Ensino implantou uma série de medidas e protocolos para este momento.

Logo na entrada, aferição de temperatura, totem de álcool em gel 70% e cartazes com a sinalização e orientações de prevenção. Além disso, os horários de aulas das turmas foram alterados para que metade do corpo discente assista às aulas no turno da manhã e o restante no período da tarde.

Segundo o diretor-geral da Aesp, coronel Clairton Abreu, a instituição tomou todos os cuidados necessários para que a retomada ocorra de forma gradual e responsável. “Nós providenciamos testes antecipados para todos os alunos, para todos os professores, para os servidores. Dividimos os oito grupos (CFPCOPM) iniciais em dezesseis subgrupos. As duas turmas do CHO em quatro subgrupos para que a gente diminua ao máximo a possibilidade de contaminação e propagação do coronavírus no âmbito da Academia”, explicou o Oficial.

Ao recepcionar os alunos para a formatura matinal, o gestor também destacou a importância da colaboração coletiva no combate à Covid-19. “A Aesp está cumprindo todos os protocolos, mas nada disso vai adiantar se vocês não participarem desse processo, observando as regras de segurança e as medidas sanitárias, tanto enquanto estiverem aqui como quando retornarem para suas residências, para os seus cotidianos. Mantenham os seus isolamentos sociais e as regras de prevenção fora da Academia”, ressaltou Clairton.

Tertuliano Santana é aluno do grupo 14 do Curso de Formação Profissional para a Carreira de Oficial da Polícia Militar do Ceará (CFPCO/PM – T2) e estava ansioso por este momento. Equipado com máscara e protetor facial, o futuro tenente contou que está animado para concluir o curso. “Com a suspensão das aulas devido ao novo coronavírus, os planos e as expectativas dos discentes também foram paralisadas, assim gerando uma enorme ansiedade para nosso retorno. Mas, com a adoção das medidas necessárias por parte da Aesp, a sensação de segurança é nítida, e agora iremos conseguir êxito e finalmente servir a sociedade alencarina”, declarou o aluno.

Para garantir a segurança da comunidade acadêmica, as salas de aulas, banheiros e outros ambientes de uso coletivo foram adaptados para que todas as normas sanitárias e os protocolos de distanciamento previstos nos Decretos governamentais sejam cumpridos. A Aesp também lançou uma cartilha com importantes orientações e regras a serem seguidas pelos discentes para combater a Covid-19.