Íris celebra o Dia Internacional da Linguagem Simples e lança mais uma ferramenta para simplificar a comunicação do Governo do Ceará

13 de outubro de 2020 - 17:03 # # # # # #

Amélia Gomes - Ascom Íris

Neste dia 13 de outubro comemora-se o Dia Internacional da Linguagem Simples. Para celebrar a data, o Íris – Laboratório de Inovação e Dados do Governo do Ceará entrega aos servidores e gestores mais uma ferramenta para fomentar a inovação na linguagem do governo.

“8 passos para revisar em Linguagem Simples” traz perguntas-chaves para auxiliar a etapa de revisão de conteúdos. O objetivo é tornar a linguagem mais fácil de visualizar, ler e entender, com palavras amigáveis e livres do excesso de jargões e termos técnicos. O material está disponível aqui, basta clicar.

Conforme Isabel Ferreira Lima, que coordena o projeto de Linguagem Simples do Íris, o Ceará tem sido pioneiro no Nordeste ao usar a técnica. “O Íris tem trabalhado para potencializar a Linguagem Simples no estado, por meio da simplificação de textos e fluxos de canais de atendimento digitais, documentos jurídicos, textos informativos da Carta de Serviços do Estado e realização de oficinas de inovação em linguagem de governo”, reforça.

Acesse a ferramenta de checagem em Linguagem Simples clicando aqui.

Sobre o Íris

Íris é o Laboratório de Inovação e Dados do Governo do Estado do Ceará. Tem como missão acelerar o processo de transformação digital e fomentar a cultura de inovação no estado.