Governo do Ceará abre no HGF Ambulatório de Traumatologia e Medicina do Esporte

14 de outubro de 2020 - 15:39 # # # # # # #

Felipe Martins - Ascom HGF - Texto e Fotos
Kamile Façanha - Arte Gráfica

O serviço é pioneiro no Norte-Nordeste e atende atletas e paratletas

O Hospital Geral de Fortaleza (HGF), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), do Governo do Estado, passa a contar com o Ambulatório de Traumatologia e Medicina do Esporte. Voltado para o atendimento exclusivo de atletas e paratletas, o serviço foi criado em parceria com a Secretaria do Esporte e Juventude (Sejuv).

“O SEJUV+HGF Medicina Esportiva nasceu para dar apoio na parte de saúde aos atletas carentes do nosso estado”, conta o idealizador do projeto junto à Sejuv e médico do Serviço de Ortopedia e Traumatologia do HGF, César Cima. “Muitos atletas, principalmente amadores, precisam de acompanhamento médico específico, mas não têm condição de pagar”, complementa o especialista.

O serviço, pioneiro no Norte/Nordeste, teve como inspiração o trabalho realizado no Centro de Traumatologia do Esporte (Cete), da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). “Nós, médicos do Serviço de Ortopedia e Traumatologia do HGF, vivenciamos esse projeto na Unifesp e ficamos inspirados pela grande multidisciplinaridade dele, que envolve médicos ortopedistas, médicos do esporte, fisioterapeutas, profissionais de educação física, nutricionistas, entre outros profissionais. Tudo isso em prol dos atletas e do esporte”, conta Eduardo Vasconcelos, ortopedista que também faz parte da equipe do novo ambulatório.

O atendimento acontece às sextas-feiras, das 8h30 às 12h, e é realizado após triagem realizada pela Sejuv. “Depois do atendimento inicial e do diagnóstico, o atleta faz o exame de imagem aqui mesmo no ambulatório. Nós temos ultrassom e, quando é necessário ressonância ou outros processos de imagem, já encaminhamos para o setor responsável do próprio hospital”, ressalta Francisco Abaeté, médico radiologista responsável pelos procedimentos de imagem do ambulatório.

Gabriel Leitão, de 21 anos, é atleta de natação e um dos selecionados pela Sejuv para o atendimento. Ele veio buscar ajuda para lesões no ombro e saiu satisfeito do Ambulatório. “Gostei muito da atenção dos médicos. Um atendimento melhor até do que já recebi em particulares”, relata.

Agendamento

Para que o atleta tenha acesso ao projeto, a Federação ou Entidade Esportiva da qual ele faz parte deve solicitar o envio do ofício e da planilha de cadastro para o e-mail medicina.esportiva@esporte.ce.gov.br. Acesse os documentos aqui.

Promoção da saúde

Profissionais de saúde do HGF também promovem, em parceria com a Sejuv, palestras para os atletas atendidos. Os eventos acontecem antes da realização das consultas e é transmitido pelo perfil no Intagram @sejuvce. Na última sexta-feira (09), os atletas tiveram a oportunidade de participar da palestra “Sistemas de Fixação para Próteses”, realizada pelo fisioterapeuta e ortoprotesista, Edi Angelo Bandeira Pontes.