Íris reforça disseminação da Linguagem Simples no estado em oficina com a Secretaria da Saúde do Ceará

16 de outubro de 2020 - 17:20 # # # # # #

Amélia Gomes - Ascm Íris - Texto
Ascom Casa Civil - Foto

A parceria entre os órgãos teve início em abril, com a aceleração do projeto da plataforma de atendimento Plantão Coronavírus

O Íris – Laboratório de Inovação e Dados realizou, nesta semana, a Oficina de Inovação em Linguagem de Governo com a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). A oficina, com objetivo de potencializar o uso da Linguagem Simples nas plataformas de informações e atendimentos virtuais da Sesa, teve participação de gestores, designers, desenvolvedores, cientistas de dados e comunicadores.

A secretária executiva de Vigilância e Regulação da Sesa, Magda Almeida, ressaltou que a comunicação é parte essencial para que o cuidado de saúde seja efetivo. “Um profissional de saúde que não consegue se comunicar com o paciente, muitas vezes, não consegue fazer adesão a um tratamento proposto. Precisamos ter canais de comunicação e pessoas qualificadas para produzir esses materiais”. Ela reforça, ainda, que a linguagem simples e a informação de qualidade são necessárias para que as pessoas consigam acessar aos serviços.

O encontro foi dividido em conteúdos teóricos e prático. O primeiro com apresentação da técnica e das diretrizes de Linguagem Simples, e o segundo com uma atividade prática de reescrita de texto da área da Saúde.

Segundo o gerente de projetos do Íris, João Ricardo Gonçalves, “esse é o tipo de iniciativa essencial para ampliar o cuidado do Governo do Ceará com a(o) cidadã(o)”. Ele reforça, ainda, que esse é o caminho para tornar o estado mais inclusivo.

Parceria Íris e Sesa

Desde abril, o Íris e a Sesa têm trabalhado juntos. A parceria, cooperativa e inovadora, aconteceu para aceleração da Plataforma de Atendimento Digital Plantão Coronavírus, com aplicação de ferramentas e diretrizes da Linguagem Simples nos conteúdos e fluxos do assistente de atendimento virtual.

Sobre o Íris

Íris é o Laboratório de Inovação e Dados do Governo do Estado do Ceará. Tem como missão acelerar o processo de transformação digital e fomentar a cultura de inovação no estado.

Mais sobre a Oficina de Inovação em Linguagem de Governo

O Íris reforça seu papel de disseminar a Linguagem Simples no Governo do Ceará ao oferecer para secretarias e órgãos a Oficina de Inovação em Linguagem de Governo. O encontro é personalizado de acordo com a demanda do órgão.

Entre em contato com o Íris pelo telefone (85) 3466-4900 ou envie um e-mail para iris.labgov@casacivil.ce.gov.br

Acesse o cartão virtual do Íris clicando aqui.