Curu: Primeiro Comitê de Bacia Hidrográfica do Ceará celebra aniversário e consolida gestão pioneira dos Recursos Hídricos

20 de outubro de 2020 - 11:23 # # #

Ascom Cogerh

Secretariados pela Cogerh, os Comitês de Bacia têm se consolidado como uma instância importante de participação na área de Recursos Hídricos. Semestralmente, o governador do Estado, Camilo Santana, recebe representantes dos 12 Comitês de Bacia do Ceará

Estruturas fundamentais para a concretização de uma gestão descentralizada, participativa e adequada à realidade do semiárido, os Comitês de Bacia Hidrográfica são essenciais para a aplicação da metodologia pioneira de gerenciamento hídrico realizado no Ceará. Na região do Curu, há 23 anos, foi formado o primeiro Comitê de Bacia Hidrográfica (CBH), servindo de modelo para a criação dos outros 11 CBHs do Estado.

Neste contexto de celebração e reconhecimento, o Comitê promove nesta terça, 20 de outubro, um Webinar com o tema “Construindo o CBH Curu: resgate histórico e desafios para a gestão das águas”. A transmissão terá início às 17h e o acesso é gratuito pela plataforma Cisco Webex, por meio desse link.

João Lúcio Farias, presidente da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), é um dos palestrantes do evento, que ainda incluem Carlos Campelo, Coordenador de Gestão dos Recursos Hídricos da Secretaria dos Recursos Hídricos – SRH, e Secretário Executivo do Conselho Estadual de Recursos Hídricos do Ceará (Conerh); Antônio Alzemar, Técnico Agrícola da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce) e Primeiro Presidente do CBH Curu; e João de Deus, agricultor familiar ex-membro do CBH Curu.

O presidente do Comitê do Curu, Daniel Gomes, será o mediador do evento. Acesse a transmissão pelo link.

O governador do Estado, Camilo Santana, recebe semestralmente representantes dos 12 Comitês de Bacia do Ceará. Durante os encontros, são ouvidas demandas e propostas políticas de gestão de recursos hídricos, ao passo em que a relação dos Comitês com o Estado é fortalecida. Secretariado pela Cogerh, os Comitês de Bacia têm se consolidado como uma instância importante de participação na área de Recursos Hídricos.

Vinculados ao Conerh, os Comitês foram criados pela Lei estadual nº 11.996, que os define como “entes regionais de gestão dos Recursos Hídricos, com funções consultivas e deliberativas e de atuação em em bacias, sub-bacias e regiões hidrográficas”.