CGE se prepara para recertificação na norma ISO 9001 de qualidade

29 de outubro de 2020 - 14:50 # # # #

Ascom CGE

No ano em que completa 10 anos de certificação ISO 9001, selo de qualidade internacional, a Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE) se prepara para mais um ciclo de recertificação na norma. O órgão realizou, nesta quinta-feira (29), mais uma reunião de Análise Crítica do seu Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) com a Direção Superior. O objetivo do encontro, realizado anualmente, é avaliar as ações realizadas no âmbito de seu SGQ durante o ano de 2020, e sua contínua adequação aos requisitos da NBR ISO 9001:2015.

Entre os temas abordados na reunião estão os Objetivos, Escopo e Política da Qualidade, os resultados da Auditoria Interna 2020, a Pesquisa de Satisfação realizada junto aos órgãos e entidades estaduais e a realizada com servidores e colaboradores, o desempenho de processo e conformidade de serviço, a situação das ações corretivas e não conformidades, o acompanhamento das ações da Análise Crítica 2019, a eficácia das ações tomadas para os riscos e oportunidades, as mudanças que podem afetar o SGQ, as recomendações para melhoria do sistema e a suficiência de recursos.

Nesse contexto, importante mencionar a alteração no Escopo e na Política da Qualidade, as quais foram validadas pela Direção Superior da CGE.

A implantação de um Sistema de Gestão da Qualidade representa a obtenção de uma valiosa ferramenta que possibilita o aperfeiçoamento de diversos processos dentro da organização. Além disso, evidencia a preocupação com a melhoria contínua de seus produtos e serviços.

Saiba Mais

Em 2009 a CGE deu início ao desenvolvimento e implantação do Sistema de Gestão da Qualidade, previsto na norma ABNT NBR ISO 9001:2008, tendo recebido sua primeira certificação em novembro de 2011. Com a certificação, a CGE tornou-se o primeiro órgão da administração pública direta do país a ter todas as suas áreas certificadas. Avaliada em seus processos de melhoria contínua, o órgão vem obtendo a revalidação da certificação durante estes 10 anos.